São Paulo, 12 – A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) manteve a previsão para a produção brasileira de soja na safra 2022/23 em 153,6 milhões de toneladas em relatório mensal divulgado na manhã desta quarta-feira. Para o processamento interno da oleaginosa, a previsão de 52,5 milhões de toneladas também ficou inalterada. Se confirmados, ambos volumes serão recordes.

As estimativas para produção de farelo de soja e de óleo de soja também foram mantidas pela Abiove, respectivamente em 40,2 milhões de toneladas e 10,7 milhões de toneladas.

Já quanto às exportações, a Abiove elevou sua estimativa de vendas externas de soja em grão de 92,3 milhões de toneladas para 93,7 milhões de toneladas. De acordo com a associação, o aumento deve-se a uma maior demanda da China e dos países asiáticos pelo grão brasileiro.

A previsão da Abiove para exportações de farelo de soja foi aumentada de 20,7 milhões de toneladas para 21 milhões de toneladas, devido à menor disponibilidade do derivado de soja argentino no mercado, segundo a entidade.

“Com isso, a expectativa é de que as divisas com as exportações dos produtos do complexo soja superem os US$ 67 bilhões neste ano, mais um recorde histórico”, disse a Abiove, no relatório.