02/03/2020 - 10:03
São Paulo, 2 – O Sistema CNA/Senar e o Banco do Brasil (BB) vão formar parceria inédita para facilitar o acesso de produtores rurais a linhas de crédito para desenvolvimento da atividade no campo. Iniciativa nesse sentido vai ser formalizada na quarta-feira (4) na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.
+ Faturamento de setor de máquinas agrícolas cresceu em janeiro 30,8%, diz Abimaq
+ Ministra da agricultura sugere que outros bancos liberem crédito para pré-custeio da safra
+ BNDES antecipa início do prazo para adesão a programa de crédito rural
Conforme a CNA, os técnicos que hoje já atendem aos produtores com a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, em todo o País, também vão orientá-los na elaboração dos projetos de custeio agropecuário e investimento, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A parceria prevê também que uma análise prévia da documentação necessária para a contratação do crédito seja feita pelos técnicos das Federações de Agricultura Estaduais e Sindicatos Rurais.
A expectativa é que, ao facilitar os procedimentos, o produtor possa reduzir o tempo para conseguir o financiamento da sua atividade rural. Posteriormente, a iniciativa poderá ser ampliada para outras linhas de crédito.