24/04/2024 - 15:58
O Grupo Carrefour Brasil anunciou nesta quarta-feira, 24, sua adesão ao Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado, iniciativa que visa promover práticas sustentáveis na cadeia de fornecimento de carne bovina. A iniciativa estabelece 11 critérios socioambientais para os criadores com o objetivo de garantir a conformidade socioambiental na produção e compra de gado na região do Cerrado.
A inciativa é fruto de uma colaboração entre diversas organizações comprometidas com a sustentabilidade, como Proforest, Imaflora e National Wildlife Federation, e busca um desenvolvimento mais responsável e ambientalmente consciente.
+Com mais de 7 mil pecuaristas cadastrados, Indicador do Boi Datagro passa a ser gratuito
O Cerrado brasileiro, reconhecido como uma das áreas de maior biodiversidade de savana do mundo, reúne as principais bacias hidrográficas do Brasil e enfrenta sérias ameaças devido à rápida expansão da agricultura e da pecuária em larga escala. Essas atividades têm contribuído para a conversão de vastas áreas de vegetação nativa em pastagens, além de gerarem conflitos sociais e problemas ambientais, como desmatamento e trabalho forçado.
Em resposta a essas questões, o Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado foi concebido como uma iniciativa para promover uma melhoria dos processos de monitoramento da cadeia de fornecimento de carne bovina e aprimorar os critérios adotados pelos frigoríficos nas compras de produtos pecuários, visando a conservação do bioma e o combate à degradação ambiental.
“A padronização de critérios com envolvimento de diferentes representantes da sociedade e da cadeia produtiva é muito mais efetiva para a evolução de rastreabilidade e conformidade. O Grupo Carrefour Brasil é um dos signatários do Protocolo Boi na Linha e tivemos muitos aprendizados e evoluções a partir dele. Acreditamos que a harmonização agora para o bioma do Cerrado nos dará mais assertividade e impacto seja no engajamento como adesão da cadeia produtiva”, afirma Susy Yoshimura, diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil