São Paulo, 3 – As vendas de máquinas agrícolas caíram 38,1% em março, na comparação o mesmo mês do ano passado, informou nesta sexta-feira a Fenabrave, associação que representa revendedores de equipamentos usados no campo. No total, 3,8 mil tratores de rodas e colheitadeiras de grãos foram vendidos em março.

Na comparação com fevereiro, quando foram vendidas 2,9 mil unidades, o número representa um crescimento de 33,5%.

“A boa notícia é que o agronegócio tem mostrado bons resultados neste início de ano, como o recorde de exportações e a abertura de novos mercados. Esperamos que esse ambiente reflita na melhora da venda de máquinas agrícolas no restante do ano”, comentou o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.

Enquanto as vendas de carros podem ser atualizadas diariamente com base nos licenciamentos de veículos, os números de máquinas agrícolas precisam ser levantados com os fabricantes. Por isso, as estatísticas têm defasagem de um mês em relação ao balanço das vendas de automóveis, divulgado hoje pela Fenabrave com dados já relativos a abril.

No acumulado do primeiro trimestre, as vendas de máquinas agrícolas somaram 8,6 mil unidades, 39% a menos do que nos três primeiros meses de 2023.