19/08/2024 - 7:00
Por Alexandre Inacio
Maior produtora de suco de laranja do mundo, a Citrosuco está lançando uma nova metodologia de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) voltada para culturas perenes do agronegócio, o PSA Carbon Agro Perene. A ideia é garantir a prestação de serviços ambientais por meio da remuneração dos proprietários rurais, no processo de neutralização de emissão de gases de efeito estufa e promoção da produção sustentável de alimentos.
A metodologia foi criada em parceria com a ECCON Soluções Ambientais e a Reservas Votorantim. O PSA Carbon Agro é uma derivação de outra metodologia, o PSA Carbonflor, desenvolvida pela ECCON com contribuições da Reservas Votorantim, com o objetivo de geração de crédito de carbono pela conservação em áreas florestais.
A remuneração dos produtores é feita de acordo com a valoração dos serviços ambientais decorrentes de indicadores ligados à preservação do ecossistema e de boas práticas agrícolas. Entre eles estão conservação florestal, manutenção e melhoria de qualidade de água, assim como do habitat para biodiversidade (fauna e flora), e a conservação dos ecossistemas. Além disso, a oferta de infraestrutura de suporte a boas práticas agrícolas, e de manejo sustentável, estão na mira.