12/11/2025 - 16:56
A exportação de café verde do Brasil em outubro caiu 20,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, com o maior exportador global sentindo os efeitos de uma safra em 2025 aquém do potencial produtivo e das tarifas impostas pelos Estados Unidos, maior importador dos grãos brasileiros, afirmou o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), nesta quarta-feira, 12.
Os totais exportados somaram 3,83 milhões de sacas de 60 kg, sendo 3,385 milhões de sacas de arábica, queda de 12,9% na comparação anual, e 446,7 mil sacas canéfora, tombo de 51,9%, segundo números do Cecafé.
As exportações totais, incluindo o café industrializado, fecharam em 4,14 milhões de sacas em outubro, redução de 20% ante o mesmo período do ano passado, quando os embarques superaram 5 milhões de sacas, um patamar recorde.
“O recuo das exportações era aguardado, principalmente por virmos de remessas recordes em 2024 e de uma safra com menor potencial produtivo”, disse o presidente da entidade, Márcio Ferreira.
+Trump diz que vai reduzir tarifas do café, mas não revela quais países serão afetados
+Ministra da Agricultura diz que França rejeitaria acordo UE-Mercosul em seu estado atual
“O cenário foi agravado, contudo, pela infraestrutura defasada nos portos brasileiros… e pelo tarifaço de 50% imposto pelos EUA, que diminuiu sobremaneira os embarques para esta nação”, acrescentou Ferreira em nota.
Em receita, o setor registrou crescimento de 12,6% ante o mesmo comparativo, para US$ 1,654 bilhão, refletindo as maiores cotações no mercado internacional. No mercado de Nova York, os preços têm sido mais altos por uma escassez gerada pelos menores embarques do Brasil.
No acumulado entre agosto e o fim de outubro – período de vigência do tarifaço de 50% dos EUA sobre os cafés importados do Brasil -, os norte-americanos adquiriram 983.970 sacas, o que representa um declínio de 51,5% ante os mesmos três meses de 2024.
“O Brasil sempre foi o produtor mais competitivo e é o principal provedor ao mercado de café dos EUA, mas a taxação de 50% torna inviável o envio do produto para lá. Esses embarques que temos observado são de contratos antigos”, disse Ferreira.
De janeiro ao fim de outubro deste ano, o Brasil exportou 33,3 milhões de sacas, queda de 20,3% ante os primeiros 10 meses de 2024. Já a receita teve um incremento de 27,6% na mesma comparação, para US$ 12,7 bilhões.
