A Vale anunciou nesta sexta-feira, 19, que sua subsidiária Vale Canada Limited (VCL) assinou, juntamente com a Sumitomo Metal Mining Co, acordo para a venda de participação de 20% na PT Vale Indonesia TBK para a PT Indonesia Asahan Aluminium (Inalum). Por sua participação, a VCL receberá aproximadamente US$ 290 milhões, em dinheiro, após a conclusão da transação, esperada para ocorrer até o final de 2020.

Em comunicado ao mercado, a mineradora destaca que a associação da estatal indonésia Inalum com a PT Vale “contribui significativamente para o desenvolvimento contínuo e a expansão operacional de seus negócios na Indonésia”.

Os termos e condições finais do acordo determinam, entre outros pontos, a compra secundária de 20% das ações da PT Vale pela Inalum e a manutenção do controle financeiro e operacional da PT Vale pela VCL, assim como a consolidação financeira e de produção em suas demonstrações financeiras.

Após a conclusão da transação, a Inalum terá adquirido 20% das ações da PT Vale, sendo 14,9% da VCL e 5,1% da SMM. A Vale e a SMM passarão a ter uma participação de 44,3%2 e 15,0% na PT Vale, totalizando uma participação de 59,3%.

Em outubro de 2014, a PT Vale assinou um aditivo contratual ao acordo de 1996 com o governo da Indonésia, com vencimento em dezembro de 2025. Para que a PT Vale prorrogue de sua licença para operar além de 2025, é necessário que cumpra certos requisitos, incluindo a alienação de 20% das ações da PT Vale aos participantes indonésios.