31/12/2013 - 4:15
Lobby do petróleo
O lobby do petróleo nos Estados Unidos levou a melhor na queda de braço com os produtores de etanol. O governo anunciou no final de novembro que o volume de etanol e biodiesel misturados à gasolina e ao óleo diesel será reduzido, a partir de 2014. No ano passado, o Brasil exportou 3% do etanol consumido nos EUA, por US$ 1,5 bilhão. Até lá, os produtores tentarão reverter o quadro.
Caiu na rede
A Secretaria de Agricultura da Bahia garantiu aos aquicultores e marisqueiros do Estado acesso ao programa Telefone Popular e à redução da tarifa de energia elétrica. A medida foi anunciada em novembro, durante o primeiro seminário regional de pesca, em Barreiras. Atualmente, o Estado possui 600 produtores de peixes em cativeiro.
Juntos, contra a fome
O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues quer criar um grupo internacional de nações produtoras de alimentos. “A ideia é de que países com características semelhantes às do Brasil se unam para criar um modelo de abastecimento”, disse ele em novembro, durante o 14º Congresso de Agribusiness, no Rio de Janeiro. A Sociedade Nacional de Agricultura informou que vai encampar a proposta.
A dança das garrafas
No mês passado, completou um ano o programa do governo de Portugal para atrair investimentos estrangeiros no agronegócio.Segundo o diplomata português Paulo Lourenço, cônsul-geral em São Paulo, já foram concedidas 320 autorizações para investidores de 21 países, totalizando 200 milhões de euros. O Brasil está em terceiro lugar no número de investidores, atrás de China e Rússia. Até agora, nove empresários brasileiros já aportaram por lá, com 9,8 milhões de euros para gastar, a maior parte deles na aquisição de vinícolas.
Exportações mais lentas
No mês de outubro, as exportações do agronegócio renderam US$ 8,4 bilhões, queda de 12,6% ante outubro de 2012, de acordo com dados do Ministério da Agricultura (Mapa). Segundo o Mapa, isso aconteceu devido à queda nas vendas do setor sucroalcooleiro ao Exterior, prejudicadas pelo incêndio no terminal de açúcar da Copersucar no porto de Santos (SP).
O troféu da publicidade rural
Em novembro, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio anunciou os vencedores da XVII Mostra de Comunicação em Marketing Rural e Agronegócio, o maior prêmio para a publicidade rural, que selecionou as campanhas mais criativas veiculadas entre 2010 e 2013. A agência de publicidade e21, do Grupo MTCom, foi campeã em seis categorias, com peças criadas para a Basf, entre elas a campanha “Planeta Faminto”.