31/12/2013 - 4:26
Mercado em ascenção para a seleção de touros
Demanda por reprodutores deve ser maior em 2014
O rebanho de touros comerciais é estimado em 2,2 milhões de animais no Brasil. Uma porcentagem deles chega ao mercado com um trabalho de seleção genética apurado, certificado através de programas de melhoramento. Esse grupo de pecuaristas que realiza o trabalho de seleção ainda é considerado pequeno, mas, entre aqueles que optaram pelos touros melhoradores, não houve do que reclamar em 2013. Com demanda firme, o que havia nos plantéis foi vendido. Com isso, as perspectivas se mostram muito positivas para os próximos dois anos.
De fato, no último ano, o que impactou o mercado de touros foi o abate menor de fêmeas ou a sua retenção. Com a expansão da base do rebanho comercial, o produtor de bezerros começa a olhar para o mercado de touros. É nesse cenário de demanda por reprodutores que os selecionadores podem ganhar terreno ao ofertar ao mercado animais superiores. A procura por bezerros de qualidade, hoje, é uma realidade sem volta. Atualmente, vários grupos de criadores de bezerros fecham contratos antecipados de venda de animais. Em geral, fecham o preço em arroba em um ano para a entrega do produto no ano seguinte. Ou seja, o bezerro valorizado motiva o investimento em cria que, por sua vez, movimenta o mercado de touros.
Neste ano, o crescimento da venda de touros de produção em remates foi de 2%, segundo a leiloeira Programa, empresa que faz o maior número desse tipo de remates no País. Mas, para 2014 e 2015, o mercado deve reagir. Para Luciano Borges, do Rancho da Matinha, em Uberaba (MG), um dos principais selecionadores de nelore do País, a fase é de otimismo. “Vamos ter poucos bezerros, e com isso preços de R$ 1 mil para eles serão comuns”, diz Borges. “A produção de animais comerciais vai ser cada dia maior nos próximos anos, e mesmo assim os preços vão se manter.” Neste ano, o Rancho da Matinha produziu 700 touros, a maior produção dos últimos 20 anos. “Mas, para vender bem, o segredo é investir em genética.”
Carlos Viacava, do grupo CV, no interior paulista, um dos tradicionais criadores que investem em melhoramento animal e acompanham o mercado de touros há 27 anos, acredita que a pecuária está virando um ciclo. “Chegou o fim do ciclo de baixa”, diz Viacava. “Em novembro tivemos bastante procura por touros, mas já não havia mais o que vender.” As fazendas de Viacava produziram 950 touros neste ano, 15% mais em relação ao ano passado. Em alguns remates da grife CV, a média de preço dos touros chegou a R$ 6 mil. “Não podemos reclamar do mercado”, diz Viacava. “Preparamos animais para a venda porque de fato sabíamos que haveria demanda e com liquidez.”
Liquidação Neloporã
Oferta de animais nelore PO e POI vai para a pista
O tradicional criador Camil Jamil Georges, da fazenda Neloporã, de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, que sempre se destacou por seus animais de linhagens puras de origem (PO), também fará uma oferta especial de gado puro de origem internacional (POI) no leilão marcado para o dia 10/12. Esta será a terceira etapa da liquidação de seu plantel, na qual serão ofertadas matrizes, novilhas e bezerras. O remate será virtual, com transmissão do Canal Rural.
Especial Calciolândia
Criatório referência internacional em gir leiteiro faz oferta de peso
A fazenda Calciolândia vai colocar seu trabalho cinquentenário de seleção genética na pista. No dia 15/12 serão vendidas bezerras, novilhas e doadoras em um leilão virtual exclusivo de animais com alto potencial genético, produtos de FIV. Vão para a pista filhas das principais doadoras da fazenda com touros provados. Às 10h, com transmissão do Canal Rural.
Shopping RS
Qualidade e pedigree em dose dupla
Os criadores Roberto e Simone Bavaresco encerram o ano com um leilão especial. Para o encontro de criadores em Sidrolândia (MS), serão ofertadas bezerras de pista, doadoras e matrizes nelore. Entre os destaques estão Zidora da Baluarte e Foria da RS, uma filha de Bitelo com Euforia da Sabiá, e Verusa, filha de Varusa da Baluarte com Basco. Em lote especial estará o touro Lituano da RS, irmão de Kayak da Mafra e líder do ranking nacional. Dia 15/12, 14h, com Canal Rural.
Virtual Cabanha Valente
Seleção terá 70 touros e fêmeas que são destaques de plantel
Mudando o perfil do ano passado, quando só foram vendidos touros e cavalos, a edição virtual do remate da Cabanha Valente, de Porto Amazonas (PR), também terá bovinos. Serão 100 fêmeas angus. Além delas, a família Ramon venderá dez cavalos crioulos. Dia 16/12, 21h, com transmissão do Canal Rural.