Abilio Diniz põe foco no consumidor

Quando assumiu a presidência do conselho de administração da BRF, a maior processadora de frangos do mundo e uma das principais de suínos, o empresário Abilio Diniz admitiu que não entendia nada de criação de animais. Passado um ano, o antigo controlador do grupo Pão de Açúcar continua sem distinguir um frango de uma galinha, mas nos corredores da BRF os funcionários o veem com outros olhos. Desde que assumiu o cargo, ele comanda reuniões semanais para saber o que pensam os 107 mil funcionários da BRF e transmitir a eles seus valores . “Não dá para tocar um negócio sem que todos tenham claro que é o consumidor quem manda”, disse Diniz, durante o Global Agribusiness Forum, realizado em São Paulo no mês passado.

Caixeiro-viajante

Tem sido intensa a maratona de viagens do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Cláudio Paranhos, para divulgar a 80ª Expozebu. Desde janeiro, Paranhos já realizou cerca de 20 encontros nos principais polos de criação de bovinos do País 

CEO argentino no pedaço

O argentino Raul Padilla, que deve assumir no dia 1º de maio o posto de CEO da Bunge Brasil, no lugar do ex-ministro da Casa Civil Pedro Parente, está na empresa há 17 anos. Nos últimos tempos, ele era o presidente global da divisão de agronegócios, em Genebra. Padilla é tido no mercado como um exímio negociador, adepto da conciliação. Não  por acaso, ele já foi presidente de uma associação argentina.

Mais fertilizante no mercado

A Microgeo, de Limeira, no interior paulista, uma das poucas empresas nacionais de fertilizantes líquidos processados a partir de compostos biológicos, está investindo R$ 3 milhões para dobrar a atual capacidade de produção, para dez mil toneladas anuais. Leandro Suppria, um dos quatro donos, diz que a receita esperada em 2014 é de R$ 45 milhões, 50% acima do ano passado. A nova fábrica começa a operar em junho.

Política em xeque

O Código Florestal, aprovado em maio de 2012, ainda não rendeu frutos dignos de nota. As divergências entre os técnicos dos ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura travaram a regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O documento será uma carteira de identidade para as propriedades rurais e servirá para tudo, inclusive para aprovação de financiamentos. Como a discórdia é mais política do que técnica, era esperado pelo setor que o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, se manifestasse. Mas, até agora, nada aconteceu. 

Rotulagem para valer

Para que os americanos tenham uma percepção mais clara da qualidade do que consomem, o governo do presidente Barack Obama deve promover alterações na rotulagem de alimentos. Criada há 20 anos pelo Food and Drug Administration (FDA), ela jamais passou por atualizações. Depois de mais de uma década de estudos, a proposta é de que os rótulos sejam mais fiéis em relação ao tamanho das porções e que a quantidade de calorias esteja em destaque. As regras serão divulgadas em maio e a indústria terá dois anos para se adaptar.