A Bayer e a empresa de tecnologia aeroespacial Planetary Resources, sediada em Redmond, Washington, EUA, assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de aplicativos e produtos baseados em imagens de satélite. A Bayer pretende adquirir os dados da Planetary Resources para criar novos produtos agrícolas e melhorar os já existentes. A parceria fará parte da Iniciativa de Digital Farming da Bayer (www.digitalfarming.bayer.com). Os detalhes financeiros não foram revelados.

Empregando as tecnologias combinadas das duas empresas, os agricultores podem programar seus sistemas de irrigação de uma forma muito melhor, o que permitirá economia de água, receber recomendações sobre períodos de plantio e orientações de replantio, além de avaliar a capacidade de retenção de água de seu solo. Outro projeto é uma estação para medição de temperaturas que fornecerá “insights” semanais práticos e de suporte que poderão ser utilizados para prevenir danos à colheita ao identificar áreas problemáticas no campo.

“Os sensores da Planetary Resources podem se tornar uma ferramenta poderosa que fornecerá um novo nível de informação sobre culturas em qualquer lugar do mundo”, explica Liam Condon, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e head global da Divisão Crop Science. “A combinação de conhecimentos científicos e de agronomia da Bayer e a capacidade do sensor único da Planetary Resources melhorará de forma significativa nossa capacidade de oferecer inteligência verdadeiramente prática aos produtores de qualquer lugar do planeta”.

“Identificamos a Bayer como um parceiro primordial no setor agrícola com base em sua experiência em várias áreas e acreditamos que esta parceria acelerará a implantação da tecnologia, o desenvolvimento de produtos e a aceitação no mercado. Atualmente, estamos fazendo campanhas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) aéreo sobre variedades agrícolas. A Bayer está interessada em apoiar essas atividades com conhecimentos científicos e agronômicos para acelerar a pesquisa e desenvolvimento e a validação e criação de produtos”, disse Chris Lewicki, CEO da Planetary Resources.

A Bayer pretende fornecer aos agricultores em todo o mundo auxílio para a tomada de decisões práticas, com base na avaliação precisa e combinação de diversos tipos de dados, como meteorológicos ou mapas topográficos.

Ao utilizar estas recomendações individualizadas, os agricultores podem otimizar sua gestão de negócios e reduzir custos. Isto não apenas permitirá mais produtividade e, portanto, mais renda, mas também a implantação mais eficiente e ambientalmente compatível dos recursos. A Bayer está reforçando suas atividades no mercado da agricultura digital por meio de investimentos estratégicos e está empenhada em parcerias de pesquisa e desenvolvimento de longo prazo com fornecedores de tecnologia líderes como a Planetary Resources. Fonte: Ascom