Foram conhecidas no final da tarde desta quarta-feira (04/05), as fêmeas campeãs do 38º Concurso Leiteiro da ExpoZebu. A última pesagem foi encerrada por volta das 16h pela equipe do PMGZ Leite e os resultados divulgados logo após o Lançamento do Sumário de touros da avaliação Nacional das Raças Zebuínas Leiteiras Gir, Guzerá e Sindi 2016, no Quiosque do PMGZ.

Na raça Gir, a Grande campeã foi Discreta FIV WAD do expositor Winston Frederico A. Drumond, com produção de 185,96 litros de leite e produção média de 61,99 litros de leite. A reservada grande campeã foi Legítima FIV, do expositor José Antonio da Silveira com produção total de 178,92 litros de leite e produção média de 59,64 litros. O título de melhor úbere (Vaca Adulta) foi para Luther FIV de Bras., do expositor Winston Frederico A. Drumond. Já o melhor úbere das categorias Vaca Jovem e Fêmea Jovem, foram respectivamente, para Discreta FIV WAD, do expositor Winston Frederico Drumond e Dinga FIV JMMA, do expositor Murilo de Oliveira Abdo.

Na raça Guzerá, a grande campeã foi Haical FIV, do expositor Marcelo Garcia Lack/out. cond., com produção total de 141,75 litros de leite e média de 47,25 litros. A reservada Grande Campeã foi Jurua FIV Boa Lembra com produção total de 137,71 litros de leite e 45,9 litros de produção média. A vaca adulta Ousadia II JF, do expositor José Transfiguração Figueiredo levou o título de melhor úbere da raça.

Já na raça Sindi o grande campeonato ficou para Belga FIV AJCF, do expositor Adaldio Jose de Castilho Filho com produção total de 123,17 litros de leite e média de 41,06 litros de leite. A reservada Grande campeã foi Diferença D, do expositor Sociedade Educacional Uberabense, com produção total de 87,12 litros e média de 29,04. A vaca adulta Biquara AJCF, do criador Adaldio José Delsin de Castilho, levou o título de melhor úbere.

No Guzolando, que pela primeira vez participou do Concurso Leiteiro da ExpoZebu, na categoria Vaca Jovem, Vacina JF do expositor José Transfiguração Figueiredo levou o 1ºprêmio, enquanto Doroti 4 Meninos (do expositor Soc. Educ. Uberabense) ficou com o 2º prêmio. As fêmeas produziram respectivamente 172,86 litros de leite e 142, 47 litros.

Na categoria Fêmea Jovem as premiadas foram Dulcineia 4 Meninos (1º Prêmio) e Dunca 4 Meninos (2º Prêmio), ambas da Soc. Educacional Uberabense. As fêmes produziram respectivamente 183,52 litros de leite e 150,18 litros.

Concurso Leiteiro Natural  O Concurso Leiteiro Natural 2016 também conheceu suas campeãs. A grande campeã em produção de leite foi a vaca adulta Geada FIV Badajós da Raça Gir, com produção total de 105,12 kg e média diária de 21,02 kg. Na categoria vaca jovem a campeã da Raça Gir foi FB Macapa FIV com 54,71 kg de produção total e média diária de 10,94 kg. Na categoria fêmea jovem a campeã foi Barca FIV da NAN com produção total de 47,84 kg e 9,57 kg de média diária.

Já as melhores colocadas em produção e percentual de gordura foram: Ursula (Raça Gir), com média de 4,44%; Dengosa FIV (raça Guzerá), com 3,44% e Cristal Parangaba (Raça Sindi) com 3,87%.
Na categoria produção e percentual de proteína as premiadas foram Fernanda Poções 5R (Raça Gir) com 3,67% de média; Dengosa FIV (Raça Guzerá) com 3,71% de média e Cristal Porangaba com 3,83% de média.
As vencedoras quanto a média de Contagem de Células Somáticas foram FB Cortiça (Gir), Dengosa FIV (Guzerá) e Desviada P (Sindi), com 11 (x1000 cel/ml), 116 (x1000 cel/ml), e 10 (x1000 cel/ml), respectivamente.
Em termos de resultados de desempenho econômico de acordo com a produção de leite, gordura, proteína e CCS, as campeãs fora Geada FIV Badajós (Gir), Escova FIV Camarão (Guzerá) e Desviada P (Sindi)
O Concurso Leiteiro Natural foi realizado entre os dias 19 e 23/04, na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, pela equipe do PMGZ Leite.

Sumário O Sumário de Touros da Avaliação Nacional das Raças Zebuínas Leiteiras Gir, Guzerá e Sindi 2016 , além da raça Gir, incluiu pela primeira vez as avaliações genéticas de touros das raças Guzerá e Sindi. Foram publicadas PTAs de 338 touros da raça Gir, 124 da Guzerá e 17 da Sindi. A apresentação do Sumário foi feita pela equipe de Melhoramento e Pesquisa da ABCZ, coordenada pelo Superintendente de Melhoramento Genético, Henrique Ventura, com o apoio dos pesquisadores Mariana Alencar e Edson Costa, e as consultoras do PMGZ, Dra. Lúcia Galvão de Albuquerque e Dra. Lenira El Faro Zadra. Fonte: Laura Pimenta/Ascom