08/09/2015 - 15:08
A Rússia, um dos principais mercados para a carne bovina brasileira e parceiro comercial estratégico para o setor pecuário nacional, é sede de uma das maiores feiras de alimentos do mundo, a World Food Moscow. O evento, que acontece de 14 a 17 de setembro, contará com a presença da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parceira da Associação no projeto BrazilianBeef e responsável pela presença do Brasil na feira russa.
Em um estande de 108 m² e dez empresas associadas confirmadas (Agra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Frigol, Frigoestrela, Frisa, JBS, Mafripar, Marfrig e Minerva), a ABIEC, vai levar mais de 450 quilos de picanha, filé mignon, filé de costela e costela desossada para a realização de churrascos durante o evento. O objetivo da degustação é reforçar a qualidade do produto nacional para os visitantes do evento, já que a carne brasileira atualmente é exportada para mais de 150 países.
Nos primeiros sete meses do ano (jan a julho/2015), a Rússia está entre os três maiores mercados importadores da carne bovina brasileira com embarques de mais de 111 mil toneladas e faturamento de US$ 373,9 milhões.
“A despeito do cenário internacional, com crise do petróleo e variações cambiais, que acabou atingindo diversos setores da exportação brasileira, a Rússia continua sendo um dos nossos principais parceiros comerciais. Nossa presença na feira, além de ampliar o relacionamento com nossos importadores e divulgar o potencial do nosso setor, também nos dará uma visão mais abrangente do cenário para os próximos meses”, afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da Abiec.
A World Food Moscow reúne mais de 1600 expositores de 70 países e recebe um público de 30.000 visitantes vindos de aproximadamente 100 países. O espaço da Abiec na World Food Moscow estará no Pavilhão 3 – estande J 317.
Missão empresarial
Durante a World Food Moscow, os executivos da ABIEC, Antônio Jorge Camardelli (presidente) e Fernando Sampaio (diretor-executivo), também participarão da Missão Empresarial chefiada pelo Vice-Presidente da República, Michel Temer. A missão conta ainda com representantes do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores (DPR/MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em que serão realizados encontros com empresários locais para ampliar negociações e relação comercial entre os países. Fonte: Ascom