A Central da ABS Pecplan em Uberaba (MG) recebeu este mês a visita de dois americanos responsáveis pela segurança global dos produtos e processos com a assinatura do Grupo Genus, proprietário da ABS. A intenção foi realizar uma auditoria prévia para implantação de regras ainda mais rígidas de biossegurança na unidade brasileira.

Durante quatro dias, Ron Zeihen e James Meronek analisaram todos os procedimentos realizados para garantir que todos os colaboradores tenham um ambiente seguro e sem riscos dentro da Central. Eles também avaliaram as condições de bem-estar animal (manejo, instalações e alimentação) e, ao final da visita, a equipe foi elogiada.

“Para criar um ambiente de trabalho seguro para todos os funcionários Genus ABS, é preciso um esforço da equipe. E a cooperação da equipe ABS Pecplan é excelente. Nós só temos a agradecer por todos contribuirem para que a ABS Pecplan seja um lugar mais seguro para trabalhar”, parabeniza  Ron Zeihen.

Com a chancela global, segundo o gerente de Produção da ABS Pecplan, Fernando Vilela, a partir de abril serão implantadas as novas regras de biossegurança em busca de um maior controle interno e da redução dos riscos sanitários. “São procedimentos fundamentais para garantirmos os processos de exportação para países na América Latina e Central, África e Ásia”, destaca.

De acordo com o planejamento, três pontos principais serão alterados: implantação de nova área de recepção de touros; adoção de diferentes uniformes de acordo com cada área da Central; e redefinição das rotinas internas.

“A partir do mês que vem, os touros passarão a ser descarregados no fundo da Central em um novo local, evitando o trânsito de caminhões dentro da unidade, o que representava um alto risco de contaminação. Haverá vestuário para os funcionários na entrada da central e no quarentenário, e os colaboradores terão que usar roupas e sapatos com cores diferentes para identificação em cada setor. E, por fim, mudaremos as rotinas com foco no controle de riscos”, detalha Vilela.

Biossegurança. Desde janeiro de 2014, a ABS Pecplan adota medidas efetivas de Biossegurança na Central de Uberaba (MG) com objetivo de atender aos mais rigorosos padrões internacionais. Na época, a empresa normatizou a visitação, limitando o acesso a algumas áreas da Central. Além disso, foi ampliado o número de testes sanitários e criado novo quarentenário.

“A ABS se preocupa com a qualidade do produto que leva até seus clientes, por isso estamos em constante aprimoramento para atingir nosso objetivo. Com essas novas regras saímos, mais uma vez, na frente”, ressalta Fernando Vilela.

Na Central, já começaram os trabalhos de adaptação da estrutura para a implantação dessa segunda fase de normas de Biossegurança. O gerente de produção aproveita para destacar que, mesmo com as novas regras, as visitas continuarão sendo realizadas da mesma forma, com agendamento prévio e dentro de veículos confortáveis, mantendo o isolamento dos touros. Fonte: Ascom