28/08/2019 - 13:20
A Raízen, maior produtora de açúcar e etanol no País, acaba de lançar uma tecnologia que identifica o teor de sacarose da cana em tempo recorde. O processo, que levava 40 minutos, passa a ser concluído em 5 minutos. O sistema combina leitura por raios infravermelhos com inteligência artificial, quantificando o nível de impureza na cana colhida, além de possibilitar mais qualidade na colheita. A novidade foi lançada em parceria com o Laboratório Futuro, o primeiro totalmente automatizado da companhia, que faz os relatórios de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (PCTS). A instalação foi inaugurada na usina Paraíso, no município de Brotas (SP). A ideia é que, em cinco anos, as 26 usinas da Raízen no Brasil tenham o seu respectivo Laboratório Futuro.
APLICATIVO
Comércio da boiada pelo celular
A JBS lançou uma plataforma digital para os produtores venderem seus rebanhos on-line. É o aplicativo Friboi Pecuarista. Com ele, a empresa lança a modalidade de comércio “balcão digital”, na qual o produtor acompanha todo o processo, da venda ao abate dos animais. A novidade foi bem aceita. Nas primeiras 24 horas do Friboi Pecuarista, houve 900 downloads e solicitações de acesso, além de 5 ofertas de gado e 2 negócios concluídos. A inovação abre a oportunidade para o cadastramento de produtores, negociando lotes a partir de 18 animais. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets.
DELIVERY
Produção rural mais próxima à cidade
A startup paulista Umami Club, do administrador de empresas Andre Gonçalves, está conectando o campo à cidade ao melhor estilo: pelo paladar. A empresa é um canal de vendas diretas da produção de alimentos e bebidas da agricultura familiar para todo o País. A proposta é levar aos consumidores o que há de melhor, como azeites, cafés, cervejas, vinhos, compotas de frutas, massas, queijos e cachaças. Atualmente, 15 produtores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro já estão cadastrados pela plataforma. O modelo de negócio é por assinatura. Pelo valor de R$ 69 mensais, o consumidor recebe de três a cinco produtos variados direto em sua casa.
PECUÁRIA
Cálculo preciso das cercas no pasto
A fabricante mineira de arames Belgo acaba de lançar o aplicativo Belgo Agro. A ferramenta permite que o pecuarista faça o cálculo exato do custo da instalação de cercas de contenção de rebanhos. O cálculo pode levar em conta o tipo ideal de cerca de acordo com o perfil do seu terreno, o custo médio de instalação e a quantidade de mourões. Além disso, o app pode servir de referência para medições da propriedade, planejamento de estruturas e para consulta dos materiais necessários à instalação das cercas. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets.
FERTILIZANTES
Localização do produto mais barato
A partir de agora, o produtor mato-grossense tem uma ferramenta digital de cotação de vendas de fertilizantes, além de ter acesso às recomendações sobre os melhores adubos para a produção agrícola. A novidade é feita através da plataforma on-line InCeres e-Pro, que nasce de uma parceria da fabricante americana de fertilizantes Mosaic e a agtech brasileira InCeres, especialista em gestão digital de lavouras, desde o manejo até as finanças da propriedade. O objetivo é facilitar
o processo de negociação do insumo e a medição do retorno sobre o investimento, ajudando o agricultor na sua tomada de decisões. Trata-se de um projeto piloto, iniciado em Mato Grosso e que pode ser expandido, até o final do ano, a outros Estados do País.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Claudia entra em campo
SEGURANÇA
Contrato digital agiliza negócios
SENSOREAMENTO
Nutriçãodas plantas em tempo real
A gaúcha Falker lançou um sensor capaz de monitorar o estado nutricional das lavouras em tempo real. A empresa é fabricante de componentes eletrônicos e programas de coleta de dados para agricultura de precisão. Instalado na barra de pulverizadores ou em tratores, o equipamento coleta as informações do desempenho nutricional da plantação conforme os veículos passam pela lavoura. O aparelho usa a mesma tecnologia presente em satélites, fazendo a leitura do desenvolvimento vegetativo das plantas. Com isso, o produtor poderá, por exemplo, corrigir o nível de adubação nitrogenada ou dos controladores de crescimento.