A Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa imunizou 94,7% dos 126,6 milhões de bovinos e bubalinos envolvidos nas etapas do primeiro semestre em 22 Estados, mais o Distrito Federal. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 4 de setembro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Embora o Departamento de Saúde Animal (DSA) já considere bastante positivo os resultados parciais, a expectativa é de que melhorem com as informações que faltam de Minas Gerais e Pará, e alcance o índice do mesmo período de 2011, que foi de 97,7%.

A primeira etapa da campanha teve início no mês de março, na calha do Rio Amazonas, prosseguindo nos meses de abril a junho, sendo que a maior parte dos Estados vacinou no mês de maio. O Amapá também não vacinou nesse primeiro semestre, pois a vacinação passou a ser anual, no mês de novembro, devido às condições ambientais desfavoráveis para realizá-la em outros períodos.

A segunda etapa da campanha teve início em julho, no Amazonas e no Pará. Os Estados de Roraima e Rondônia serão os próximos a vacinarem em outubro, enquanto a maioria dos demais Estados vacinará em novembro.

Atualmente, a zona livre da febre aftosa com vacinação é composta por 16 Estados e o Distrito Federal. Santa Catarina é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação desde maio de 2007 e, portanto, não participa da campanha.