30/10/2024 - 17:57
O setor exportador aproveitou as aeronaves que, no domingo, 27, trouxeram para Viracopos, em Campinas, os carros da disputa do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, para carregá-las com frutas destinadas ao exterior.
+ Maior fazenda de jabuticaba do mundo oferece até dezembro degustação à vontade no pé
Em nota, o Ministério da Agricultura disse que foram enviadas mangas, mamões, limões e gengibre para Amsterdã, na Holanda, em um cargueiro, e também mamão para Lisboa, em Portugal, e manga para Paris, na França, em aeronaves de passageiros. O total exportado dessas frutas foi de 110.601 quilos.
As cargas foram inspecionadas pelo sistema de Vigilância Agropecuária – Vigiagro, vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária.
O procedimento para enviar as cargas não exige câmaras frias para armazenagem. “A logística consiste na chegada dos produtos nas docas, onde a quantidade e a identidade são conferidas. Em seguida é checada a qualidade e inspecionada a sanidade”, explicou Rita Lourenço, chefe do Vigiagro de Viracopos.
Se tudo estiver conforme do ponto de vista fitossanitário e documental, o produto recebe a certificação para poder embarcar. Todo esse processo deve ser realizado de forma mais ágil possível, para que as frutas sejam acomodadas nos paletes aeronáuticos e embarcadas. Os caminhões descarregaram as frutas pela manhã e na madrugada a aeronave partiu com a carga.