São Paulo, 21 – A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou comunicado no qual informa que as agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de aves, carne suína e ovos do Brasil estão enfrentando dificuldades diante da mobilização dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs) com a operação que atrasa a emissão de Certificados Sanitários Internacionais (CSIs) para embarques de produtos.

A operação é parte de manifestação iniciada em fins de janeiro, que busca a reestruturação da carreira dos servidores públicos, “mas que também prejudica severamente os setores de proteína animal que sempre defenderam publicamente a valorização da carreira dos auditores”.

De imediato, segundo a ABPA, a operação coloca em risco cargas vivas e compromete a importação e exportação de material genético, que são altamente sensíveis ao tempo de trânsito.

“No curto prazo, o retardo das linhas de produção provocado pelo movimento poderá causar impacto na oferta de produtos”, informa a associação na nota.

A ABPA ressaltou “a constante disponibilidade do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em buscar uma solução que reduza os impactos à produção de alimentos do Brasil, ao mesmo tempo em que espera do governo federal total empenho para a solução e o atendimento às demandas dos auditores, evitando a continuidade de uma situação que atinge em cheio produtores de alimentos de todo o país sob inspeção federal”.