A pesquisa sobre agroindústria, do FGVAgro, revela que em fevereiro de 2024 a produção agroindustrial registrou um crescimento de 5,7% frente ao mesmo mês de 2023. Esse resultado corresponde a maior expansão para o mês desde 2008 e é a sétima alta consecutiva para essa base de comparação.

Com o resultado positivo, a agroindústria acumulou, no primeiro bimestre do ano, uma expansão de 4,7% (frente ao mesmo período de 2023) e registrou o melhor primeiro bimestre desde 2010.

+Auditores do trabalho fecham temporariamente unidade da JBS em Goiás

O levantamento aponta que o crescimento se deu de forma generalizada entre os seus principais segmentos. Mas, o setor de Produtos Alimentícios e Bebidas foi destaque e expandiu 8,2% no período. Já os Produtos Não-Alimentícios registraram uma alta de 2,2%.

É considerada agroindústria o ambiente equipado e preparado onde são realizadas um conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas agropecuárias provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura em produtos variados. Ela faz parte da conta do PIB do agronegócio, quando é levado em conta toda o setor, inclusive processos realizados da porteira para fora. 

O estudo pondera que contribuíram para o desempenho positivo do mês a estreita base de comparação, já que fevereiro 2023 foi marcado por contrações em grande parte dos setores agroindustriais, e o maior número de dias úteis em fevereiro deste ano.