A Agrotools, uma empresa de tecnologia de dados agrícolas, concluirá o desenvolvimento do que afirma ser a maior plataforma do mundo para pagamento de serviços ambientais, após garantir um empréstimo subsidiado do governo por meio do Eco Invest, disse um executivo à Reuters esta semana.

A plataforma permite que os produtores recebam pagamentos de arrendamento, a taxas de mercado, em troca de manter a vegetação nativa intacta em suas terras, disse Bernardo Pires, gerente de projetos e relações governamentais, em entrevista.

Brasil bate recorde na exportação mensal de carne de frango e carne suína

O dinheiro virá de empresas e governos obrigados a neutralizar sua pegada de carbono, conectando-os com produtores em um dos maiores sumidouros de carbono do mundo.

No Brasil, 280 milhões de hectares de vegetação nativa estão dentro de fazendas privadas, de acordo com a Agrotools. Cerca de 70 milhões de hectares podem ser legalmente desmatados e, desses, 30 milhões de hectares têm “alta aptidão agrícola”, com condições adequadas de solo, clima e logística, de acordo com a empresa.

A Agrotools aposta que os agricultores irão preferir a renda do arrendamento ao plantio de culturas ou à criação de gado em biomas sensíveis, como a Amazônia e o Cerrado, evitando riscos de crédito e climáticos. Ao mesmo tempo, ao não abrir áreas novas, eles estariam reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global.

“É o que os produtores sempre quiseram”, disse Pires. “Ser remunerados por serviços ambientais.”

A pressão para abrir áreas novas para a agricultura cresceu no Brasil, um grande produtor mundial de alimentos, depois que tradings de grãos abandonaram um pacto de conservação da Amazônia para manter incentivos fiscais no Mato Grosso, maior Estado agrícola do país. Isto, somado aos baixos preços das commodities e os empréstimos e insumos caros no Brasil, torna o momento propício para lançar a plataforma, disse Pires.

A soja e a pecuária são importantes vetores do desmatamento no país, que é um grande exportador de alimentos para China, Estados Unidos e Europa.

A plataforma da Agrotools pode atrair US$15 bilhões em investimentos ao longo de cinco anos, preservando uma área agrícola privilegiada, com cerca de sete vezes o tamanho da Holanda. O valor é baseado em pagamentos anuais de arrendamento de US$100 por hectare de vegetação nativa preservada, disse Pires.

O financiamento para dois projetos da Agrotools, incluindo a plataforma de pagamento por serviços ambientais, foi aprovado no âmbito do programa “Eco Invest” do governo.