22/09/2020 - 7:45
São Paulo, 22 – O herbicida Paraquate tem a sua aplicação e comercialização proibidos a partir desta terça-feira, 22, conforme deliberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), contida em sua Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 177). As informações são do Ministério da Agricultura. Em comunicado, o Ministério da Agricultura diz que “dará procedimento ao cancelamento do registro do Paraquate e adotará as providências necessárias para o cumprimento da RDC”.
+ Empresas exportam pesticidas proibidos na Europa, revela ONG
+ UE vai adotar meta de redução de uso de agrotóxicos e fertilizantes
A decisão da Anvisa foi tomada na terça-feira passada, dia 15, por um placar apertado: 3 a 2 pelo banimento a partir de hoje. Em voto apresentado em agosto, o relator do caso, diretor Rômison Mota, afirmou que o Paraquate não é permitido em 50 países e é aceito em 13 países, mas com restrições. “As proibições variam em relação à suspeita de causar doença de Parkinson e em relação à toxicidade aguda que pode levar a intoxicações, muitas delas fatais, além de suicídios (maioria dos casos nos países asiáticos)”, disse.
Segundo levantamento da agência, países como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e Nova Zelândia permitem o uso do pesticida, sob restrições. A União Europeia proíbe; outras nações também.