O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na Filadélfia, Patrick Harker, reforçou, nesta quarta-feira, 18, que apoiará aumentos de 25 pontos-base (pb) nos juros “daqui para frente”. “Espero que aumentemos as taxas mais algumas vezes este ano, embora, na minha opinião, os dias em que subíamos 75 pontos-base por vez certamente tenham passado”, disse, em discurso durante evento organizado pela Universidade de Delaware.

Harker, que vota nas reuniões deste ano do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), projetou que o núcleo da inflação nos EUA cairá a 3,5% este ano.

“Isso está bem acima da nossa meta de 2%. Mas é sugestivo de um movimento claro na direção certa”, ressaltou o dirigente, acrescentando que espera queda do núcleo inflacionária a 2,5% em 2024 e a 2% em 2025.

Atividade

O presidente da distrital do Federal Reserve na Filadélfia projetou nesta quarta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos crescerá 1,0% este ano. Segundo ele, embora modesta, a expansão sugere que a maior economia do planeta evitará um quadro de recessão.

Harker disse que espera retorno do crescimento do PIB à tendência histórica de 2% em 2024 e 2025. Na visão dele, a taxa de desemprego deve ter leve alta a cerca de 4,5% até o final de 2023, antes de voltar aos patamares próximos de 4,0% nos dois anos anos seguintes.

“É uma vantagem subestimada que o Federal Reserve esteja enfrentando a inflação de uma posição tão forte no mercado de trabalho”, disse o dirigente.