14/07/2014 - 13:34
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima uma produção recorde de soja no Amapá em 2014. O último Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Ibge, prevê um aumento de 253,96% na produção do grão, o equivalente a 45,6 mil toneladas acima da safra passada, que foi de 12,9 mil toneladas.
Dados do Instituto mostram que esse aumento se deu por causa do salto na área plantada. Enquanto em 2013, a soja foi colhida numa área de 4.528 hectares e teve rendimento médio 2.850 toneladas por hectare, resultando numa produção de 12.906 toneladas; em 2014, a projeção sobe para 15.825 hectares plantados, com previsão de rendimento médio de 2.887 toneladas por hectare.
Para escoar o produto, o Governo do Amapá incentiva a instalação de empresas que atuam no transporte de grãos concedendo isenção fiscal, investe na pavimentação de estradas no interior do estado, está construindo um silo de armazenamento de grãos com capacidade para 9 mil toneladas na BR-156, em Macapá, e trabalha em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Amapá (Embrapa/AP). Essa iniciativa consiste na preparação do Zoneamento Ecológico do Cerrado, que vai delimitar as áreas aptas para plantio.
Além disso, o governo do Amapá está criando uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município de Santana, onde vai estabelecer um espaço para a logística de escoamento dos principais produtos brasileiros de exportação: soja, grãos, petróleo e bens industrializados.
O objetivo é consolidar o estado como rota portuária de conexão com os mercados internacionais, com exportações para os Estados Unidos, a Ásia e a Europa, por meio do Porto de Santana.
Um protocolo de intenções foi assinado em maio deste ano entre o governo do Amapá e a Prefeitura de Santana, com o objetivo de estabelecer etapas jurídicas para aumentar a capacidade de infraestrutura portuária na Ilha de Santana para 721 hectares.