Com o objetivo de colaborar para tornar a pecuária brasileira cada vez mais produtiva, a Simcro, líder mundial no fornecimento de dispositivos de aplicação de medicamentos para a indústria veterinária que recentemente passou a atuar no varejo brasileiro, trouxe para o Brasil aplicadores de fluxo contínuo.

Esse modo de aplicação é largamente utilizado na Nova Zelândia, Austrália e EUA, países conhecidos pelo uso de inovação de forma rápida, obtendo retorno em eficiência e, consequentemente, mais produtividade.

“Os aplicadores de fluxo contínuo são interessantes por manter a medicação ou vacinação até o final, proporcionando ganhos em agilidade, eficiência – menos cansativo para quem aplica por não ser necessário parar para preencher novamente, principalmente em casos de produtos viscosos – e produtividade, pois medica um lote de forma mais rápida, sem necessidade de paradas para novos preenchimentos, como ocorre nas pistolas comuns”, explica o médico veterinário Renato Rocha, gerente comercial para a América Latina da Simcro.

“Outro benefício dos injetores de fluxo contínuo é que garantem uma menor contaminação do produto, que não entra em contato com a agulha da seringa e, sim, com o adaptador do frasco do medicamento que é conectado ao dispositivo. Isso faz com que não seja necessário furar a tampa do produto outras vezes, como ocorre nas pistolas comuns. Outro ponto importante é a precisão da dosagem que está sendo trabalhada. A seringa possui um sistema de fácil seleção de doses, que se mantém precisa durante todo o tratamento, sem o risco de ser alterada”, completa o médico veterinário Luciano Lobo, gerente comercial para a América Latina da Simcro.

De acordo com os executivos, a necessidade cada vez maior de se ter uma pecuária mais produtiva no Brasil abre espaço para a adoção de equipamentos mais inovadores, como os aplicadores de fluxo contínuo que contribuem para um manejo sanitário mais eficiente, facilitando o trabalho na fazenda. O design ergonômico dos produtos, feitos de material desenvolvido com polímeros de plástico e fibra de nylon oferece maior leveza e resistência, tornando a aplicação mais segura e confortável.

No Brasil já é bastante comum o uso desses dispositivos para produtos via pour on e Simcro trouxe para o mercado brasileiro três modelos de aplicadores de fluxo contínuo para uso injetável que facilitam o manejo: a seringa PREMIUM de 12 ml com ponta metálica, a seringa OPTIMISER de 12 ml e a seringa Accurus, que possui uma ponteira que faz a prega subcutânea para garantir uma correta aplicação do medicamento, auxiliando a aplicação do medicamento no local correto e minimizando eventuais riscos de reações locais que podem comprometer a carcaça dos animais. Fonte: Ascom