O Governo Federal, ao lançar o novo plano safra 2023/24 demonstrou que retoma o apoio à Agricultura Familiar, destinando R$ 71,6 bilhões ao Pronaf e reativando programas de acesso ao crédito com juros subsidiados, que facilitam a estes produtores adquirirem máquinas e implementos agrícolas (tecnologias) com o objetivo de melhorarem as suas condições de produção e, consequentemente, a qualidade de vida, via aumento da sua renda. 

Ao analisar este cenário, o vice-presidente da LS Mtron, fabricante dos tratores LS Tractor, André Rorato, acredita que com este apoio os negócios no segmento de máquinas agrícolas devem ser favorecidos, na Expointer 2023. “Grande parte da agricultura familiar está em atividades cuja rentabilidade vem sendo boa nos últimos anos e, com a oferta de crédito facilitado, o produtor se anima a fazer investimento para melhorar as suas condições de trabalho”, afirma Rorato.

+Boi/Imea: preço do bezerro em MT cai quase 20% em 2023 e volta ao patamar de 2020

Por conta desta visão a LS Tractor preparou uma oferta de produtos de média e pequena potência, ideais para a Agricultura Familiar. A empresa, que nasceu na Coréia do Sul, tem muita ligação com a pequena propriedade. O país asiático, por suas características, desenvolve as atividades agropecuárias somente em áreas pequenas, por isto, os tratores sempre foram pensados para o trabalho nestas condições.

Na Expointer, a empresa vai apresentar tratores que vão de 25 cv a 145 cv, equipados com uma série de diferenciais que têm atraído o consumidor por conta das tecnologias que já saem embarcadas no trator, desde a fábrica. “Nós apostamos que os modelos G40 e R50 serão bastante observados pelos agricultores familiares, principalmente por conta das especificações que eles apresentam, que são únicas no mercado de tratores”, afirma o gerente de marketing e vendas, Astor Kilpp.

Menor raio de giro da categoria, transmissão com tecnologia de inversão do deslocamento de frente ou a ré, sincronizado (Syncro Shuttle) garantindo maior agilidade e rapidez nas operações em manobras, super redutor (Creeper), direção hidrostática ajustável garantindo melhor ergonomia, excelente vão livre (altura do solo de 507 mm), tomada de força com três opções de velocidades (rotação – 540, 540E e 540SE), são os diferenciais apresentados pelos modelos da LS Tractor, boa parte destas características que, conforme o conceito de trabalho da LS Mtron, já vêm de fábrica. Kilpp ressalta, por exemplo, que mesmo os tratores de baixa potência já saem de fábrica com câmbio de 12 marchas, “O que não é comum neste mercado”, salienta, acrescentando que são tratores robustos fabricados para aguentar todo o tipo de trabalho e, “são especialistas em culturas como o fumo, hortaliças, fruticultura, café, entre outras”, finaliza o executivo.