A Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA) deu início nesta segunda-feira (31/8) ao novo Campeonato Cavalo Função. A proposta foi lançada na abertura das provas funcionais no início da tarde. O novo campeonato ocorre em paralelo ao Domados do Pampa. Nessa nova modalidade, a premiação é dada ao cavalo com melhor desempenho em pista.Para concorrer, os equinos devem participar de seis provas ( Cross Country, Seis Balizas, Três Tambores, Team Penning, Rédea Espelhada e Feminina). O pior resultado é descartado e vence quem obter maior pontuação no somatório de cinco provas.

Segundo a diretora de Provas da AGCA, Faby Mattos, é uma forma de valorizar os animais com desempenho destacado na função. “O Campeonato Cavalo Função ocorrerá em paralelo ao Domados do Pampa e deve se consolidar na programação da Expointer.” O campeonato contará com premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados.

A primeira disputa a computar pontos aos dois campeonatos foi o Cross Country, realizado nesta segunda nas pistas 14 e 15 em uma tarde de forte calor que testou a resistência dos animais. Mauri Fonseca, do Haras Shunkawakhan, de Porto Alegre, venceu a prova montando Star Magic. Em segundo lugar, ficou Márcio Goulart, montando FHJ Galaccia, e em terceiro Fernanda Camargo Prates, montando MN Hale.

No Campeonato Cavalo Função saiu na frente FHJ Jamile, do Haras Jacovas.

Resultado por Categoria:

Infantil

– Laura Camargo montando Prates Kyara – Referencial Centro Equestre

Jovem

– Raquel Jacovas montando FHJ Jamile – Haras Jacovas
– Raquel Jacovas montando FHJ Galaccia – Haras Jacovas

Amador
Isabela Souza, montando FHJ Jamile
Mateus Camargo, montando FHJ Natan
Luciano Sonego, montando Balaqueiro do Strass

Aberta
Mauri Fonseca montando Star Magic
Márcio Goulart montando FHJ Galaccia
Fernanda Camargo montando MN Hale