São Paulo, 4 – O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina implementou na região de Buenos Aires projeto que certifica fazendas de ovinos e caprinos da agricultura familiar livres de tuberculose e brucelose. Ele se destina a produtores cadastrados no Cadastro Nacional de Produtores Agropecuários (Renspa) do Senasa e no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Renaf).

Segundo nota publicada no site oficial do ministério, entre os agricultores da região, 75% correspondem a produtores privados e 25% estão ligados a estabelecimentos públicos (universidades nacionais e escolas agrícolas).

“O número estimado de fazendas é de cerca de 3,6 mil ovinos e 2,4 mil caprinos, com uma variação que vai de 20 a 800 animais por estabelecimento”, disse a técnica de Direito Ovino e Caprino da Universidade Nacional de La Plata Natalia Galán, que também auxiliou nas avaliações. Até o momento, das fazendas leiteiras visitadas, mais de 90% obtiveram o certificado de estabelecimento livre para ambas doenças.