31/03/2016 - 18:12
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, recebeu na terça-feira, 29 de março, a vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ana de Andrade e o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Francisco Matturro, para tratar do processo de atualização de preços do Programa Pró-Trator.
O programa, criado pelo Governo Estadual em novembro de 2008, permite ao produtor adquirir tratores agrícolas novos, com a taxa de juros totalmente subvencionada, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), da Secretaria de Agricultura; ou seja, a juros zero. “O financiamento pode ser amortizado em até oito anos, com carência de até três anos”, destacou o titular da Pasta. “Em um momento particularmente complicado para a economia brasileira e que está contaminando todos os Estados, o governador Geraldo Alckmin reafirma o compromisso com o setor, ao manter os recursos do Feap e ampliar o programa para que o agricultor possa obter um segundo trator para estimular ainda mais sua produção”, concluiu.
De acordo com a vice-presidente da Anfavea, a indústria teve seus preços corroídos pelo aumento dos gastos com mão de obra e com a importação de itens que não têm similares nacionais. Ana de Andrade afirmou que o setor de máquinas agrícolas é o que está sofrendo as maiores perdas. “O agricultor tem medo de investir, ele tem uma indústria a céu aberto”, comentou ela, ressaltando que, embora o agronegócio tenha apresentado um desempenho melhor que outros segmentos da economia, o produtor ainda fica inseguro de assumir um compromisso financeiro relativamente alto.
Por outro lado, a frota brasileira está envelhecendo rapidamente e precisa ser renovada. “Uma máquina nossa de dez anos equivale a outra de 30 nos países europeus, porque rodou muito, trabalhou o ano inteiro, de 20 a 22 horas todos os dias”, complementou Francisco Matturro.
Arnaldo Jardim afirmou que o governador Geraldo Alckmin tem um grande apreço pelo Programa Pró-Trator e que, mesmo em um momento de grande restrição orçamentária, foi possível manter os compromissos com os produtores rurais. Reconhecendo que os preços estão deprimidos e necessitam de uma equalização, o secretário informou que, durante a próxima reunião do Conselho do Feap, já será lançada uma chamada pública, com preços reajustados.
Ainda nesse sentido, Arnaldo Jardim mencionou o encontro que teve com Carlos Pastoriza, presidente do Conselho de Administração da Abimaq, para discutir assuntos relacionados à Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que será realizada de 25 a 29 de abril, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, em Ribeirão Preto (leia mais aqui). Na oportunidade, Pastoriza pediu a interferência do secretário junto aos órgãos competentes para que seja autorizado o remanejamento de créditos para incrementar o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos e Colheitadeiras (Moderfrota), desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Mesmo não ocupando mais a presidência do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), Arnaldo Jardim informou que levou o assunto para ser discutido pelos pares e que João Cruz, de Minas Gerais, atual presidente do Conselho, encaminhará uma manifestação ao Conselho Monetário Nacional (CMN) solicitando o fortalecimento do Moderfrota, por meio de um reforço da linha de financiamento.
“Nós sabemos que o produtor precisa de mais e melhores equipamentos. Um dos eixos sobre os quais nossa gestão se apoia é a atenção ao pequeno e ao agricultor familiar, para que ele tenha condições de se estruturar e competir em condições mais favoráveis para conquistar seu lugar no mercado. A aquisição de um novo trator, ou do segundo por quem já participou do programa é geração de renda, isso muda a vida das pessoas e da comunidade”, concluiu Arnaldo Jardim.
Também participaram da audiência: Fernando Aluízio Pontes de Oliveira Penteado, secretário executivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap); Sergio Murilo Hermógenes Cruz, coordenador parlamentar; Mário Luz, diretor executivo e Luiz Gustavo, analista da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e, representando as empresas: Teresa Reis, John Deere; Claudionor Rodrigues, Agrale e Nelson Okuda, Agritech. Fonte: Ascom.