01/03/2008 - 0:00
OBRAS A TODO VAPOR: equipe da JLC, que pode chegar a 26 pessoas, encara qualquer tipo de construção. Obras demoram de dois meses a um ano, dependendo do tamanho e dos materiais utilizados
Nascido na fazenda, José Luiz da Cruz conhece como poucos uma propriedade rural. Ainda jovem, aprendeu a construir currais, cercas, baias e o que mais fosse preciso, tudo em madeira. O trabalho era muito bem-feito e logo começou a despertar o interesse dos vizinhos, que passaram a contratá-lo para fazer pequenos serviços de manutenção. Depois de alguns projetos menores, o negócio cresceu, e o marceneiro decidiu entrar de cabeça no novo negócio e fundou a JLC Instalação Rural, construtora especializada na montagem de propriedades rurais em geral.
Desde então, a empresa já fez centenas de projetos Brasil afora, sempre atendendo aos mais exigentes clientes e suas necessidades, que variam de acordo com a atividade a ser desenvolvida. O empresário conta que a JLC já possui vários projetos prontos para execução, mas que costuma fazer mudanças para que a construção fique perfeita aos olhos do contratante. “As instalações para gado puro de origem, por exemplo, são bem diferentes das feitas para os cavalos”, explica Cruz.
É justamente devido a este “knowhow” que o construtor vem fisgando cada vez mais clientes, em sua maioria iniciantes em suas jornadas rurais. “A vantagem é que a gente já monta tudo, o cliente não precisa se preocupar com nada. Já entregamos com toda a estrutura da fazenda montada, desde a pastagem até os piquetes”, continua o empresário, que conta com o auxílio de seu filho, arquiteto, nos projetos.
Responsável pela construção de fazendas de vários artistas famosos, Cruz prefere não fazer propaganda. O empreiteiro, no entanto, deixa escapar que foi o responsável pela reforma de uma das propriedades do expiloto Ayrton Senna, um de seus ídolos. “Nós trabalhamos muito tempo com ele”, confessa. Acostumado a atender até aos mais inusitados pedidos, o empresário garante que não existe nenhum limite de tamanho para as obras, que podem durar de dois meses a um ano. A equipe também varia de acordo com o projeto, mas pode chegar a 26 pessoas, incluindo engenheiros.
Ainda segundo o construtor, as obras custam muito menos que nas empresas tradicionais do setor. “Com certeza é mais barato do que contratar uma construtora. Já estamos há muito tempo no mercado, então conhecemos os melhores fornecedores. Nosso preço até desestimula os fazendeiros a fazerem as obras por conta própria”, completa.
Nicholas Vital
“A vantagem é que a gente já monta tudo, o cliente não precisa se preocupar com nada. Já entregamos com toda a estrutura montada”
JOSÉ LUIZ DA CRUZ, empresário