Se tivéssemos que definir o atributo que melhor traduz a relação do produtor rural com o seu negócio, provavelmente o orgulho de seu trabalho estaria em primeiro lugar. Mas, e se em vez disso indicássemos o sentimento mais forte e que impulsiona toda a cadeia de produção e consumo? Certamente seria a paixão.

Paixão do produtor pela terra, que segue adiante aos seus filhos quando assumem o seu pedaço de chão para colherem os frutos da dedicação de toda uma geração. Paixão, sentimento pulsante que atravessa os continentes e entrega o resultado de uma safra aos lares de famílias em diversas partes do mundo.

Ela está presente também nos clientes apaixonados por seus produtos prediletos, mas que exigem das empresas o compromisso com valores da produção sustentável, em sintonia com o meio ambiente e engajada com a questão da segurança alimentar.

A paixão deixa marcas e as marcas de mercado sabem muito bem disso. Já são muitos os casos de amor entre consumidores e indústrias, frigoríficos ou processadores que transformam commodities agrícolas em iniciativas reais de sucesso, materializados em marcas e produtos, ocupando posição especial nos corações e mentes de consumidores, conectando o campo às cidades.

Se o branding, que é a ferramenta de marketing para a gestão de marcas, já está presente entre os principais agentes do agronegócio, antes e depois da porteira, por que não colocá-lo em prática também entre os produtores, dentro de suas porteiras?

Marcas fortes são mais resistentes a crises, geram valor com sua reputação, criam laços intangíveis e convertem consumidores em leais seguidores que curtem e compartilham, espontaneamente, as suas experiências de uso ou consumo.

A marca é um importante ativo e pode fazer a diferença na hora de lidar com as adversidades no campo. Isso sem falar no desafio de produzir alimentos para uma população mundial que chegará a nove bilhões de pessoas até 2050, que abre uma janela de oportunidades para a consolidação de marcas rurais no país e em novos mercados.

Com um time apaixonado pelo meio rural, no Rabobank temos acompanhado de perto os passos de uma nova geração de produtores que já percebe o potencial em suas mãos para a criação de marcas de prestígio.

O produtor rural é um comunicador nato quando o tema é o resultado do seu trabalho. As histórias do seu dia a dia vendem mais do que um bom slogan e o ambiente das fazendas é extremamente fértil para disseminar bons “causos”, sejam eles sobre grãos, proteína animal, café, leite, frutas, biocombustíveis ou fibras.  Se produção rural é sua paixão, pense nisso. Qual marca você pretende deixar para as futuras gerações?