01/04/2010 - 0:00
Plantinha boa: Novas variedades entrarão no mercado este ano
Elas têm tudo o que possuem as super-heroínas: poderes de transformação, resistência aos ataques mais cruéis de pragas seculares e agora, ainda conseguem viver quase sem água. Não, isso não é mais um episódio de desenho animado ou seriado da televisão, e sim as sementes superpoderosas, uma nova geração de variedades que chega ao mercado, trazendo uma série de novidades aos campos brasileiros.
A corrida tecnológica está acirrada entre as líderes no mercado e no que depender das pesquisas, não faltará opção para os produtores nacionais. Um dos exemplos é a …
Monsanto
A empresa aposta no que chama de tecnologia Roundup que nada mais é do que combinação das variedades Bt – eficientes no controle de ervas daninhas – à RR , resistente ao Glifosato. O resultado é uma cultivar resistente à lagarta da soja e imune ao ataque de plantas invasoras. Essa, segundo informou a empresa, é a nova era dos transgênicos. Mas a própria empresa está apostando no desenvolvimento de variedades híbridas de alto rendimento, como no caso de sua subsidiária, a…
Agroeste
As apostas estão voltadas para o sistema YelddGard em plantações de milho. As vantagens estão ao conferir a planta controle da broca do colmo e alguns tipos de lagartas. O híbrido com essa tecnologia produz uma proteína com aão específica contra os insetos-alvo, promovendo a proteção da planta durante todo o ciclo da cultura. Algo diferente do que faz a…
Agroceres
A empresa lançou dois híbridos de milho recomendados para a região sul. O AG 8022 YG é desenvolvidos para agricultores que trabalham com uma alta população de plantas por hectare. Já o AG 8041 YG tem na precocidade sua maior marca. Afora a produção precoce, há também novas variedades que combinam características de proteção, como a exemplo da…
Dow Agroscience
A multinacional americana está para entrar na praça com a tecnologia SmartStax, que confere às sementes de milho uma combinação de sistemas para controle dos ataques de insetos e ervas daninhas. A novidade ainda não está disponível e será lançada globalmente durante o ano. Outras tecnologias combinadas chegarão em breve ao mercado de sementes de milho, como no caso da…
Syngenta
A suíça aprovou recentemente na CTNBIO o milho geneticamente modificado Víptera, que traz tecnologia embarcada do Bt11, resistente à lagarta do cartucho, somado a variedades com alta produtividade. O lançamento está previsto para a safra 2010/2011 e nos próximos meses já deve estar disponível. Nada mal para uma nova geração de sementes, as sementes superpoderosas.