30/05/2025 - 15:10
A safra total de milho do Brasil em 2024/2025 foi estimada nesta sexta-feira em cerca de 139 milhões de toneladas, aumento de praticamente 4 milhões de toneladas na comparação com a previsão do mês anterior, de acordo com levantamento divulgado pela consultoria Safras & Mercado.
De acordo com o analista Paulo Molinari, as chuvas em abril e maio na maioria das regiões produtoras da segunda safra contribuíram muito para esse ajuste para cima na produção brasileira.
“A exceção fica apenas com os Estados de Minas Gerais e de São Paulo, que podem ter perdas na produção diante dos volumes limitados de chuvas em maio”, afirmou ele, em nota.
Mas, de modo geral, “as produtividades recordes observadas na safrinha refletem o clima surpreendentemente perfeito na maioria dos Estados”.
Além disso, a área plantada na segunda safra ficou acima do previsto anteriormente, para 15,406 milhões de hectares, contra 15,317 milhões de hectares.
Com o clima favorável o potencial de produção da segunda safra subiu para 99,78 milhões de toneladas, acima das 95,96 milhões de toneladas na estimativa anterior.
O volume é bem maior na comparação com a segunda safra do ano passado (85,89 milhões de toneladas). Ao todo, o país produziu 125,6 milhões de toneladas de milho em 2023/24, segundo a Safras.