A Cooperativa Central Aurora Alimentos – o terceiro maior grupo agroindustrial do País – concluiu a construção do conjunto de armazenamento composto por oito silos com capacidade para 1 milhão de sacas de grãos, no município de Cunha Porã, em Santa Catarina. O valor total do investimento é de 27 milhões de reais.

Ao fazer o anúncio, o diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan informa que as obras iniciaram em abril de 2014, foram finalizadas em abril de 2015, entraram em operação no mês de maio e atingem plena capacidade neste mês de junho.

O empreendimento localiza-se no complexo da Fábrica de Rações da Aurora, em linha Olaria, no quilômetro 111 da BR-158, no município de Cunha Porã, em terreno com área superficial de 12 hectares.

Ali foram construídos mais oito silos de concreto armado: dois de 4.000 toneladas e seis de 9.000 toneladas, totalizando uma ampliação de 62 mil toneladas.

Com esses investimentos, a capacidade estática de armazenamento da unidade de Cunha Porã fica em 90 mil toneladas ou 1 milhão e 500 mil sacas de grãos.

O produto armazenado é essencialmente milho para elaboração de rações na indústria de Cunha Porã. Os recursos, porém, também permitiram dobrar a armazenagem de farelo de soja, de dois mil para 4 mil toneladas.

A obra foi financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tendo como agente financeiro o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) através da linha de recursos do PCA – Programa de Construção e Ampliação de Armazéns.

Zordan enfatiza que os novos silos garantirão a matéria-prima para um dos mais modernos complexos de produção de rações para frangos de corte do País. A moderna planta industrial tem 20.000 metros quadrados de área construída e produz 100 toneladas por hora.