21/02/2022 - 15:49
Um avião vindo de Brasília teve de arremeter pouco antes do pouso após um jato particular se aproximar de uma das pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O episódio, cujo registro em vídeo tem circulado nas redes sociais, ocorreu na última terça-feira, 15, e envolveu a aeronave 1403 da Gol. Conforme a companhia, “a arremetida é uma manobra normal”, que possibilita aos pilotos reiniciarem o procedimento de pouso. O jato que se aproximou da pista não foi identificado.
No vídeo compartilhado por diferentes perfis, é possível ouvir uma controladora de voo orientando que o comandante do avião da Gol arremeta o pouso. Após o piloto executar o comando, a profissional explica que uma aeronave (no caso, um jato que pode ser observado no canto do vídeo) “cruzou a pista sem autorização da torre”.
Em nota, a Gol esclareceu que uma arremetida “nada mais é do que descontinuar um procedimento de aproximação”. “Ela ocorre quando, após análise, o comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto, como neste caso”, informou a empresa.
A Gol frisou ainda que a “arremetida é uma manobra normal” e segura. A medida permite, acrescentou a empresa, que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis. “Após o procedimento, a aeronave prosseguiu para pouso, tocando o solo em segurança”, informou a empresa. O jato que fez com que o avião arremetesse ainda não foi identificado.