A edição 2025 do Guide Top 100 Evooleum Awards, que lista os 100 melhores azeites do mundo, trouxe um único brasileiro na lista. Trata-se do Mantikir Summit, da Vinícola Essenza. 

Produzido na cidade mineira de Maria da Fé, ele recebeu 93 pontos de 100 e se tornou o único representante das Américas no ranking internacional. 

“Realizamos a colheita manual prematura com baixo rendimento, respeitando os índices de maturação e a integridade dos frutos. Todo o processo foi conduzido de forma precisa, desde o manejo no campo até a extração no lagar, com temperatura controlada a 22 graus, o que nos permitiu alcançar um azeite de excepcional qualidade”, explica Herbert Sales, proprietário e produtor.

 

O azeite é um blend elaborado com quatro variedades de azeitonas: arbequina, coratina, grapolo e koroneiki. A colheita dos frutos aconteceu no final de fevereiro em Maria da Fé, Minas Gerais, cidade onde estão localizados os olivais da vinícola, a 1.910 metros de altitude. As condições climáticas da região, com temperaturas noturnas baixas mesmo durante o verão, contribuem para a alta concentração de compostos fenólicos no produto final.

Azeites espanhóis dominam o ranking

A premiação é organizada pelo Grupo Editorial Mercacei em parceria com a Associação Espanhola de Municípios Oleícolas (AEMO) e reúne um júri composto por 25 provadores de 11 países, que avaliam às cegas quase mil amostras de azeites extravirgens produzidos em 26 países. A edição 2025 conta com representantes de 10 países no ranking final, entre eles Brasil, China, África do Sul, Grécia, Portugal, Croácia, Turquia, Itália e Espanha — que lidera a lista com 67 azeites classificados, 43 deles da região da Andaluzia.

Confira os melhores azeites do ranking

A lista não é divulgada em ordem crescente, mas, sim, baseada na nota tirada por cada azeite. Confira abaixo os azeites que tiveram nota a partir de 95: 

97 – Monini Monocultivar Coratina Bio – Itália

96 – De Rustica Estate Collection Coratina – África do Sul

96 – Gran Pregio Bio Coratina – Itália

96 – Knolive Epicure – Espanha

96 – Quattrociocchi Olivastro – Itália

96 – Valdenvero Hojiblanco – Espanha

95 – Señorío De Camarasa – Espanha

95 – Di Molfetta Frantoiani – Itália

95 – Mate Timbro Istriano – Croácia

95 – Parqueoliva Serie Oro – Espanha

95 – Rincón De La Subbética – Espanha

95 – Señorío De Camarasa – Espanha