Quatro azeites brasileiros estão entre os 10 melhores do Hemisfério Sul, de acordo com o ranking francês Olio Nuovo Days. O resultado tornou o Brasil o país com maior número de premiações na edição de 2025 do concurso.

O azeite Mantikir Grappolo, produzido em Minas Gerais, foi o destaque nacional, conquistando o segundo lugar geral e o título de melhor azeite do Brasil na competição. O Empório Prosperato também foi premiado, sendo eleito o melhor na categoria ‘picual’. Os outros representantes brasileiros no Top 10 foram Estância das Oliveiras e Lagar H.

+Produção de azeite no Brasil avança, mas atende a menos de 1% do consumo nacional

O concurso avalia azeites de países do Hemisfério Sul, como Argentina, Austrália, Chile, Peru, Uruguai e África do Sul, e elege os melhores em diferentes categorias. A premiação do Hemisfério Norte ocorre no início do ano.

O produtor Herbert Sales, proprietário da Vinícola Essenza, produtora do azeite Mantikir, ressaltou que “essa conquista é resultado de dedicação e de uma produção que busca respeitar o terroir da Mantiqueira”.

O Mantikir é extraído de azeitonas cultivadas em um olival localizado em Maria da Fé (MG), que é considerado o mais alto do país. A extração é feita em um lagar em Quelemém (MG), seguindo um processo de controle para garantir a qualidade e a preservação das características sensoriais do produto.

Confira o Top 10 do Olio Nuovo Days 2025:

  1. Familia Zuccardi (Argentina)
  2. Mantikr (Brasil)
  3. El Olivar (Peru)
  4. Valle del Norte (Chile)
  5. Empório Prosperato (Brasil)
  6. Babylonsttoren (África do Sul)
  7. Olivares de Santa Laura (Uruguai)
  8. Estância das Oliveiras (Brasil)
  9. Lagar H (Brasil)
  10. Rio Largo (África do Sul)

Confira o ranking na íntegra.