23/09/2025 - 16:07
Quatro azeites brasileiros estão entre os 10 melhores do Hemisfério Sul, de acordo com o ranking francês Olio Nuovo Days. O resultado tornou o Brasil o país com maior número de premiações na edição de 2025 do concurso.
O azeite Mantikir Grappolo, produzido em Minas Gerais, foi o destaque nacional, conquistando o segundo lugar geral e o título de melhor azeite do Brasil na competição. O Empório Prosperato também foi premiado, sendo eleito o melhor na categoria ‘picual’. Os outros representantes brasileiros no Top 10 foram Estância das Oliveiras e Lagar H.
+Produção de azeite no Brasil avança, mas atende a menos de 1% do consumo nacional
O concurso avalia azeites de países do Hemisfério Sul, como Argentina, Austrália, Chile, Peru, Uruguai e África do Sul, e elege os melhores em diferentes categorias. A premiação do Hemisfério Norte ocorre no início do ano.
O produtor Herbert Sales, proprietário da Vinícola Essenza, produtora do azeite Mantikir, ressaltou que “essa conquista é resultado de dedicação e de uma produção que busca respeitar o terroir da Mantiqueira”.
O Mantikir é extraído de azeitonas cultivadas em um olival localizado em Maria da Fé (MG), que é considerado o mais alto do país. A extração é feita em um lagar em Quelemém (MG), seguindo um processo de controle para garantir a qualidade e a preservação das características sensoriais do produto.
Confira o Top 10 do Olio Nuovo Days 2025:
- Familia Zuccardi (Argentina)
- Mantikr (Brasil)
- El Olivar (Peru)
- Valle del Norte (Chile)
- Empório Prosperato (Brasil)
- Babylonsttoren (África do Sul)
- Olivares de Santa Laura (Uruguai)
- Estância das Oliveiras (Brasil)
- Lagar H (Brasil)
- Rio Largo (África do Sul)