As fileiras de balsas de garimpo clandestino que varreram o Rio Madeira, na Amazônia, em novembro do ano passado, e viraram escândalo internacional, voltaram a se formar sobre as águas da região nos últimos dias.

Imagens captadas pela organização Greenpeace, que fez sobrevoos nas últimas duas semanas, mostram dezenas de dragas usadas para sugar o leito do rio na região dos municípios de Manicoré e Humaitá, no Estado do Amazonas, a mesma região onde, no fim do ano passado, a Polícia Federal destruiu 131 balsas ilegais. A reportagem questionou a PF sobre as novas aglomerações e se há alguma ação prevista. Não houve posicionamento até a publicação desta reportagem.

Os garimpeiros costumam se aglomerar em filas para facilitar o deslocamento na água do rio. Normalmente, eles seguem para uma mesma região ao chegar a informação de que, em determinada área, alguém teria encontrado maior quantidade de ouro.

Em novembro do ano passado, durante a operação da PF, muitas balsas foram abandonadas pelos garimpeiros nas beiras do Madeira. Houve situação em que os próprios garimpeiros trataram de afundar suas balsas nas margens, para que não fossem queimadas ou encontradas pelos agentes.

Durante as ações policiais, os equipamentos costumam ser destruídos, uma ação que é constantemente criticada pelo presidente Jair Bolsonaro. O ato de queimar os equipamentos, no entanto, tem previsão legal e é regulamentado. Dessa forma, os agentes destroem as máquinas e evitam que estas voltem a ser utilizadas, de alguma maneira. O prejuízo financeiro causado aos donos dos equipamentos também é mais um reflexo desse tipo de medida, o que acaba retardando os planos dos empresários do garimpo de retomarem as operações.

A queima da estrutura é feita com o próprio combustível encontrado nas estruturas, que normalmente carregam grandes tanques de plástico com centenas de litros de gasolina. Em cerca de cinco minutos, o fogo se alastra e coloca tudo abaixo. Com o calor extremo, os equipamentos de ferro costumam dilatar, comprometendo uma nova utilização. Com o afundamento no leito do rio, torna-se item irrecuperável.

O recolhimento desse material também não costuma ser feito pelos agentes, dadas as difíceis situações logísticas nas quais são encontrados. O transporte do equipamento, além de ser complexo, também pode colocar os próprios agentes em novas situações de risco.