Brasília, 20 – O Banco do Brasil (BB) liberou R$ 15 bilhões em recursos de pré-custeio, para a compra antecipada de insumos para a safra 2020/2021. O montante estará disponível para produtores de soja, milho, algodão, café, arroz e cana-de-açúcar.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 21, em um evento em Brasília (DF), com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

+ Café: Banco do Brasil lança medida que permite a produtor prorrogar dívida
+ Banco do Brasil inaugura agência Agro dentro do Parque Fernando Costa
+ ABPA: Banco do Brasil renegociará dívida de produtor de aves e suínos 

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, disse que a iniciativa possibilita aos clientes adquirirem recursos de forma antecipada, aumentando a rentabilidade do negócio. “Permite também movimentar a economia de forma antecipada”, disse. “O BB é hoje responsável por 55,4% de todo o crédito destinado ao setor”, garantiu.

Segundo Novaes, o montante liberado para este ano é 47% maior do que foi contratado no ano passado. Em 2019, o banco liberou um total de R$ 10 bilhões para a linha.

Novaes fez ainda elogios à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e disse que ela é uma “unanimidade”.

Segundo o Banco do Brasil, as operações de pré-custeio poderão ser contratadas com recursos controlados com taxas de juros a partir de 6% ao ano e, alternativamente, com recursos não controlados (LCA), com taxas a partir de 6,1% ao ano.