A BASF, empresa química líder em inovação, e a ACE, aceleradora de startups, anunciaram hoje o início das inscrições para a segunda turma do programa AgroStart. O lançamento ocorreu em São Paulo, durante o AgTech Fórum, que reuniu representantes da cadeia do agronegócio para debater as novas tecnologias e inovações do setor.

O AgroStart contempla todo o processo necessário para que a startup possa validar e escalar o seu negócio no mercado agrícola em um prazo de até dez meses.

Os empreendedores têm até o dia 9 de janeiro de 2017 para se inscrever no AgroStart pelo site www.agrostart.basf.com.br. As startups que quiserem participar do programa de aceleração a partir de abril devem oferecer soluções em pelo menos um dos cinco desafios: gestão da lavoura, automação no campo, gestão de estoques, agricultura de precisão e rastreabilidade.

Na primeira edição, o programa recebeu em menos de um mês 66 inscrições vindas do Brasil, Chile, Argentina, Peru, Costa Rica e Colômbia. As startups selecionadas para a primeira turma do AgroStart estão desde setembro contando com toda a expertise da BASF e ACE para que os seus projetos sejam desenvolvidos e possam entrar no mercado de maneira sustentável.  

“Para a BASF é um diferencial ter dentro de casa empreendedores com foco na oferta de soluções inovadoras que contribuam para uma produção mais sustentável de toda a cadeia agrícola. As inscrições recebidas de diversos países da América Latina comprovam como a cocriação e a inovação aberta podem contribuir com os desafios do setor. O AgroStart procura por soluções que auxiliem a gestão da lavoura através da utilização de plataformas como Big Data, Internet das Coisas (IOT) e mobilidade”, ressalta Fábio Del Cistia, vice-presidente de Marketing da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina. 

“O programa AgroStart existe para oferecer inovação digital à cadeia agrícola. Nossa expectativa é que a BASF e ACE sejam alavancadoras no crescimento das empresas. No final da aceleração, acreditamos que elas tenham o know-how necessário para se consolidarem no mercado”, destaca Pedro Waengertner, CEO e sócio-fundador da ACE.

Benefícios

– Investimento de até R$ 150 mil para cada startup selecionada;
– Trabalho em conjunto com a ACE, empresa de experiência comprovada em aceleração de startups;
– Metodologia de aceleração como treinamento, desenvolvimento de negócios e equipe, profissionalização da gestão, validação e crescimento;
– Coaching e mentoria com empreendedores e mentores reconhecidos no agronegócio e no desenvolvimento de startups;
– Consultoria e ferramentas para inovação e crescimento em marketing, vendas, planejamento, business, gestão, operação, usabilidade e investimento;
– Acesso exclusivo a investidores nacionais e internacionais. O empreendedor contará com a experiência, estrutura e base de clientes da BASF;
– Ao final do programa, a BASF avaliará oportunidades de investimento por meio de seu fundo próprio, BASF Venture Capital. Também pode estabelecer parcerias para busca de funding, compra ou distribuição dos seus produtos e serviços.

Fonte: Ascom