A Bayer obteve lucro líquido de 611 milhões de euros (US$ 648 milhões) no quarto trimestre de 2022, informou a companhia nesta terça-feira (28). O resultado representa uma queda de 47,3% na comparação com igual trimestre do ano anterior, quando a empresa obteve lucro líquido de 1,16 bilhão de euros (US$ 1,30 bilhão na conversão feita no período). O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) antes de itens especiais foi de 2,46 bilhões de euros, valor 2,5% superior ao 2,40 bilhões de euros reportado no quarto trimestre de 2021.

As vendas aumentaram 7,9%, a 12 bilhões de euros, em comparação com 11,12 bilhões de euros no quarto trimestre do ano anterior, levemente abaixo das expectativas de consenso de analistas de 12,06 bilhões de euros.

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A divisão Crop Science, que inclui produtos agrícolas, registrou crescimento nas vendas no quarto trimestre, variação positiva de 11,4% em relação ao quarto trimestre do ano anterior, com incremento em todas as regiões. A companhia disse em comunicado que o crescimento mais expressivo foi em herbicidas, que tiveram aumento de vendas nas Américas, na Europa, no Oriente Médio e na África, graças aos preços mais altos, em virtude de oferta mais apertada de produtos à base de glifosato.

Na divisão de produtos farmacêuticos, as vendas de medicamentos prescritos aumentaram mais de 1,1% em 2022, com mais de meio bilhão de euros em vendas vieram dos novos produtos da divisão: os medicamentos contra o câncer Nubeqa e Kerendia para o tratamento da doença renal crônica associada ao diabetes tipo 2, disse a Bayer. As vendas de saúde ao consumidor também cresceram em 2022, com crescimento em todas as regiões e categorias em relação ao ano anterior, que já havia sido forte.

Para 2023, a Bayer disse que espera que os lucros sejam menores por causa dos altos aumentos de custos causados pela inflação, embora as vendas devam crescer para uma faixa de entre 51 bilhões euros a 52 bilhões de euros no ano (Com informações da Dow Jones Newswires).