O Banco Central da Rússia informou em comunicado que decidiu, desde a segunda-feira, 30, restringir operações em ativos estrangeiros bloqueados por organizações de compensação internacionais, exceto para títulos de emissores estrangeiros envolvidos em atividades de produção e econômicas em sua maioria na Rússia. Segundo a instituição, isso busca proteger os “direitos e interesses dos investidores e minimizar seus riscos”.

O BC russo diz que, atualmente, uma pequena parcela dos ativos estrangeiros bloqueados é negociada no mercado local, na Bolsa de São Petersburgo.

Segundo o comunicado, eles devem ser distribuídos proporcionalmente entre os participantes das negociações e seus clientes, com uma possível separação entre os portfólios dos pequenos clientes e suas transferências para contas não usadas em negociações.

Apesar dessas medidas adotadas pelo regulador, os detentores dos títulos manterão sua posse legal desses ativos estrangeiros, diz o BC, e suas negociações poderão recomeçar assim que as restrições forem retiradas.