02/04/2020 - 9:14
Brasília, 2 – Tendo em vista as restrições de locomoção impostas pelo enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou que os produtores rurais beneficiários do Proagro façam a comunicação de perdas de forma remota. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira, em reunião extraordinária.
De acordo com nota publicada hoje pelo Banco Central, a comunicação pelos produtores deverá conter todas as informações necessárias para obter o benefício do seguro e poderá ser feita por e-mail, aplicativo disponibilizado pelo agente do Proagro ou mesmo por meio telefônico.
+ Pandemia: produtores rurais se preparam para diminuir riscos
+ Não há notícia de falta de alimentos, diz ministra da Agricultura
+ Senar diz que cortes na arrecadação prejudicam produtores rurais
O CMN também autorizou que a comprovação das perdas seja realizada utilizando ferramentas de sensoriamento remoto, desde que elas sejam capazes de aferir com segurança os dados necessários para medir corretamente as perdas decorrentes de evento adverso.
“Essa sistemática substitui, temporariamente, enquanto prevalecer as restrições impostas pelo combate à covid-19, a prática usual que prevê a comprovação realizada presencialmente pelos técnicos”, completou o BC.