A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira que o ambiente instável – proporcionado pela pandemia, guerra na Ucrânia e a crise energética -, apresenta riscos consideráveis para a estabilidade financeira na Europa.

“Esses riscos são ainda mais agravados por um enfraquecimento das perspectivas econômicas. Ao mesmo tempo, a política monetária está se ajustando para garantir que a alta inflação não se estabeleça e que ela retorne a 2% no médio prazo”, destacou Lagarde durante discurso gravado na sexta conferência anual do Conselho Europeu de Risco Sistêmico (ESRB, da sigla em inglês).

A banqueira central comentou ainda que a “resiliência” é fundamental para ajudar o sistema financeiro a cumprir seu objetivo final de apoiar a economia real. “Existem duas facetas da resiliência que são vitais. Primeiro, a capacidade de resistir a um choque imediato. E segundo, a capacidade de se adaptar de forma eficaz a novas condições”, explicou Lagarde.

Com relação aos bancos, Lagarde alertou que eles devem estar atentos aos riscos de crédito e às possíveis falhas em seus modelos internos à medida que o ambiente de risco evolui.