O Banco Central Europeu (BCE) disse nesta quinta-feira, 27, que pretende continuar elevando seus juros básicos, de forma a garantir a volta da inflação da zona do euro à meta oficial de 2% no médio prazo. Mais cedo, o BCE aumentou suas taxas principais em 75 pontos-base, como se previa.

Em comunicado, o BCE disse também que pretende reinvestir recursos de bônus vencidos que tenham sido comprados pelo chamado programa APP por “um período estendido”.

No caso de ativos comprados através do programa emergencial PEPP, o BCE planeja reinvestir recursos dos bônus vencidos até “pelo menos o fim de 2024”.

TLTRO III

O BCE disse ainda que irá ajustar as condições da terceira série de Operações de Financiamento Direcionado de Longo Prazo (TLTRO III) para alinhá-la ao processo de normalização mais ampla da política monetária.

Em comunicado, o BCE disse que os juros aplicáveis a todos os empréstimos restantes tomados por meio da TLTRO III serão indexados às taxas de juros da autoridade monetária a partir de 23 de novembro. Desta forma, os juros atuais, que são mais baixos, ficarão vigentes até 22 de novembro.

“A recalibração ajudará a lidar com aumentos inesperados e extraordinários da inflação, reforçando a transmissão das taxas de juros para as condições de empréstimos bancários”, afirmou o BCE.

O BCE disse também que irá oferecer três datas adicionais para bancos que queiram antecipar o pagamento ou reduzir empréstimos tomados por meio da TLTRO III.