28/11/2025 - 14:29
A Be8, empresa líder na produção de biodiesel no Brasil, anunciou nesta sexta-feira a assinatura de contrato para adquirir uma usina do biocombustível em Alto Araguaia (MT), em movimento que permitirá a ampliação da capacidade da empresa em 16,7%, para 1,7 bilhão de litros.
“Com aquisição, a companhia reforça a posição nacional, atingindo cerca de 15% de ‘market share’ e expandindo significativamente nossa presença estratégica como fornecedor de energia renovável no Brasil”, disse a Be8 em nota.
A aquisição da usina pertencente à União Agroindustrial, cujo valor não foi divulgado, aguarda análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
“Seguimos expandindo nossa liderança no setor”, disse o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, durante a assinatura do compromisso.
À Reuters, a empresa afirmou que sua produção de biodiesel no Brasil em 2025 deverá somar cerca de 1,3 bilhão de litros, aumento de mais de 40% ante o total produzido em 2024, após a empresa ter contado com capacidade adicional de três usinas de biodiesel adquiridas da Biopar, no final do ano passado.
Além disso, o setor de biodiesel contou com uma demanda maior em parte deste ano, após o aumento da mistura obrigatória do biocombustível no diesel de 14% para 15% em agosto.
Com a efetivação da operação em Alto Araguaia, a Be8 passará a contar com seis unidades produtivas no Brasil sendo as demais localizadas em Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI) e Santo Antônio do Tauá (PA).
A unidade de Alto Araguaia tem capacidade produtiva de 245 milhões de litros de biodiesel por ano.
No exterior, a empresa conta ainda com produção em La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).
Em novembro, durante a COP30, a Be8 assinou carta de intenção de ampliar a produção da usina da empresa em Floriano, assim como a instalação, no mesmo local, da segunda unidade industrial da companhia dedicada à produção do biocombustível BeVant.
