O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, esteve em Santa Cruz do Sul eVenâncio Aires, no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (20), para conhecer a cadeia produtiva do fumo e debater as demandas do setor com os produtores. “Vim buscar conhecimento para defendê-los”, disse, durante a visita a uma propriedade que produz tabaco para as indústrias da região. Ele também esteve em unidades de beneficiamento e industrialização do produto.
Maggi visitou os dois municípios, no Vale do Rio Pardo – maior produtora de fumo do país –, acompanhado do secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, e do vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Dornelles Cairolli. O ministro foi recepcionado pelos prefeitos Telmo Kirst, de Santa Cruz do Sul, e Airton Artus, de Venâncio Aires, autoridades e lideranças locais e representantes da cadeia produtiva da fumicultura.

No encontro com os produtores, Maggi falou que tem conversado sobre o setor com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele lhe disse que a preocupação maior é com a contaminação por produtos utilizados na lavoura. “Mas tive a grata surpresa de ver aqui, inclusive, que a pulverização, por exemplo, não é feita no campo, mas apenas nos viveiros”, assinalou o ministro.
“Claro que vamos ter embates dentro do governo sobre o tabaco e muitas questões ainda têm um viés ideológico”, apontou Maggi, ao dizer que será um defensor do setor. “Só o conhecimento, vir no campo e ver como o trabalho é feito, vai fazer com que possamos defendê-los no governo e na sociedade”.
O ministro informou ainda que vai analisar a possibilidade de a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) e outras entidades representativas de setor participarem das reuniões da 7° Conferência das Partes (COP 7) da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), prevista para novembro, em Nova Déli (Índia).
Ele destacou também que a cadeia produtiva do fumo é importante para os municípios da região, para o Rio Grande do Sul e para o país.