O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizará mais 4,8 bilhões de reais para operações de crédito no âmbito de programas do Plano Safra 2024-2025, informou o banco nesta quinta feira em comunicado.

+ Governo institui grupo de trabalho para criar PAC da agricultura familiar

Do valor total, 2,1 bilhões de reais vai para agricultura familiar e o restante para linhas voltadas para agricultura empresarial.

Segundo o banco, os recursos poderão ser utilizados por produtores rurais, cooperativas e agricultores familiares para custeio e investimento em produção, compra de máquinas e equipamentos, armazenagem e inovação.

O banco ainda tem disponível a 11 bilhões de reais nos diferentes Programas Agropecuários do Governo Federal (PAGF), pontuou o BNDES.

“Nosso objetivo é garantir que pequenos e médios produtores tenham acesso ao crédito necessário para investir em inovação, modernização e práticas sustentáveis, fortalecendo a cadeia produtiva e contribuindo para a transição a uma economia mais verde”, disse no comunicado o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

No Plano Safra 2024-2025, o BNDES já aprovou 27,9 bilhões de reais em recursos e atendeu a solicitações de mais de 126 mil operações indiretas, cujos recursos são repassados por agentes financeiros parceiros do banco de fomento.

(Por Rodrigo Viga Gaier)