09/03/2016 - 14:14
Uma comitiva composta por 27 pecuaristas bolivianos realiza esta semana uma viagem técnica pelo Brasil para conhecer os diferentes elos da cadeia produtiva leiteira. A intenção é buscar estratégias para avanço do setor no país vizinho. Como referência em melhoramento genético, o grupo visitou a ABS Pecplan.
“Todos conhecem o desenvolvimento genético que o Brasil tem. E nossa região tem um potencial leiteiro muito grande, mas nosso sistema ainda é rudimentar. Então, nós viemos em busca do conhecimento para levar para nossa cidade”, explica Armando Amorim, prefeito de San Javier, no sudeste da Bolívia, de onde o grupo veio.
Na Central da ABS em Uberaba (MG), o grupo acompanhou palestras de especialistas sobre as raças leiteiras, em especial a Girolando, e os serviços técnicos oferecidos pela empresa para melhor desempenho reprodutivo. Além disso, a equipe ABS preparou um desfile com os seis melhores animais da raça de maior interesse dos bolivianos.
“O Girolando tem registrado um crescimento muito grande em vários países da América Latina. E esse interesse é reflexo do trabalho desenvolvido pelo Brasil com muita tecnologia, com testes de progênies, com identificação das grandes matriarcas dentro da raça, e outras ações”, diz Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical.
“Nós da ABS, antenados ao que o mercado busca, também estamos acompanhando esse avanço com a qualidade dos nossos touros e até mesmo com o desenvolvimento de ferramentas de apoio como Gplan, o programa de recomendação objetiva de touros Girolando criado pela ABS em 2015. Tudo isso, com certeza, atraiu o grupo para a ABS”, Rosa.
Oscar Pereira, presidente da Associação de Criadores de Gado de San Javier, conta que a intenção do grupo é montar uma cooperativa na Bolívia para facilitar a evolução dos rebanhos por lá. “Viemos em busca de conhecimento. Queremos visitar as empresas que tiveram sucesso no ramo pecuário e, sem dúvida, uma delas é a ABS, que é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus produtos”, justifica, acrescentando que a expectativa é que em breve possam importar essa genética brasileira.
Rodrigo Moraes, coordenador de comércio exterior da ABS Pecplan, conta que as negociações de protocolo entre Brasil e Bolívia estão avançadas. A expectativa é que nos próximos meses a empresa receba uma visita de autoridades para credenciamento para exportação de material genético para o país vizinho. “É mais um importante mercado que esperamos que deva abrir”, comenta.
O grupo de bolivianos fica no Brasil até o próximo domingo. O roteiro técnico inclui ainda passagem por cooperativas pecuárias e fazendas de corte e leite no Triângulo Mineiro e no estado de Mato Grosso. Fonte: Ascom