O presidente Jair Bolsonaro visita nesta sexta-feira (18) os municípios produtores de soja de Sinop e Sorriso no Mato Grosso, Estado que sofre com as queimadas tanto na região do Pantanal, no sul do Estado, quanto na região Amazônica, na divisa norte.

Hoje, Bolsonaro deve participar de eventos do agronegócio, como o lançamento simbólico do plantio da soja, a entrega de títulos de propriedades rurais e um ato em homenagem a si. Não consta na agenda do presidente visita às regiões afetadas pelos incêndios florestais.

+ Fumaça das queimadas chega a SP e pode causar ‘chuva negra’
+ Há visão distorcida sobre desmatamento ilegal e queimadas na Amazônia, diz Mourão

Mesmo com o aumento expressivo das queimadas na região do Pantanal e na Amazônia e dos recordes de desmatamento, nesta quinta-feira, o presidente afirmou que o Brasil está de “parabéns” na maneira como preserva o meio ambiente.

Do início do ano até o último dia 16, o aumento das queimadas no Pantanal foi de 208%, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao menos 2,9 milhões de hectares do bioma já foram destruídos pelo fogo, ou seja, 19% da área total.

Monitoramento

Em entrevista à rádio CBN, o presidente da Comissão Temporária Externa do Pantanal no Senado, Wellington Fagundes (PL-MT), afirmou que deve receber o presidente em Sinop e seguirá amanhã com autoridades para sobrevoar as regiões afetadas pelos incêndios. Bolsonaro entretanto não deverá participar da visita aos locais incendiados.