03/12/2025 - 11:57
Apesar da gripe aviária, que restringiu os envios de frango do Brasil no meio do ano, o país deve encerrar 2025 com alta de até 0,5% nas exportações de carne de frango. Essa é a previsão da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), divulgada nesta quarta-feira, 03.
A previsão é de que as exportações brasileiras de carne de frango atinjam até 5,32 milhões de toneladas em 2025, acima das 5,295 milhões de toneladas embarcadas em 2024.
“Encerrar este ciclo da influenza aviária é motivo de celebração. O Brasil mostrou maturidade sanitária e capacidade de resposta que poucos países têm. Conseguimos agir rapidamente, isolar os focos, manter a produção estável e preservar a confiança dos nossos parceiros internacionais”, disse Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Atualmente, o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, com aproximadamente 40% de todas as exportações globais.
Para o próximo ano, a projeção é que os embarques de carne de frango alcancem aproximadamente 5,5 milhões de toneladas, crescimento aproximado de 3,5%.
Para a produção nacional de carne de frango, a projeção também é de crescimento, chegando a até 15,3 milhões de toneladas em 2025. Em 2024 foram 14,972 milhões. Em 2026, a produção pode atingir 15,6 milhões de toneladas, segundo a ABPA, um crescimento de aproximadamente 2%.
Concorrência em crise
Uma das explicações para o aumento na exportação de carne de frango do Brasil em 2026 é a instabilidade nos nossos maiores concorrentes nos envios da proteína.
Afetados pela influenza aviária, União Europeia e Estados Unidos apresentaram queda nas exportações em 2025 e devem seguir em viés de baixa para 2026. O único concorrente em crescimento é a Tailândia, que deve fechar o ano com alta de 7% nas exportações, aproveitando o vácuo deixado por EUA e UE.
Alguns países com casos de gripe aviária no momento:
- França
- Alemanha
- Países Baixos
- Bélgica
- Itália
- Polônia
- República Tcheca
- Dinamarca
- Irlanda
- Irlanda do Norte
- Portugal
- Bulgária
- Espanha
- Suíça
- Reino Unido
